A neutropenia é uma condição sanguínea muito rara que causa um número reduzido ou uma falta completa de neutrófilos. Os neutrófilos são um tipo de célula do sangue que defende o corpo contra infecções bacterianas.

Neste artigo, veja mais informações sobre a neutropenia, suas causas, sintomas e possíveis complicações que podem ocorrer.

Neutropenia

Em que Consiste a Neutropenia

Os sintomas que os pacientes experimentam dependem do nível de neutropenia. Quanto mais baixa for a contagem de neutrófilos, maior será o risco de infecção. As infecções podem ser fatais e é importante que o paciente seja visto por um médico o mais rápido possível, caso apresente quaisquer sinais ou sintomas de infecção.

O Corpo e o Sangue

O termo médico para a formação de células sanguíneas é hematopoiese. A formação ocorre na medula dentro de ossos como o osso pélvico e o esterno.

Existem três tipos básicos de células sanguíneas:

  • Células vermelhas do sangue: também chamadas de eritrócitos, transportam oxigênio para todos os outros tecidos do corpo. Cerca de 3 milhões de glóbulos vermelhos são produzidos a cada segundo. Essas células vivem e transportam oxigênio de maneira eficaz por cerca de quatro meses.
  • Plaquetas: também chamadas de trombócitos, são essenciais para a coagulação do sangue. A maior parte da coagulação das plaquetas ocorre no ponto de uma lesão, como um arranhão ou corte. Elas efetivamente reduzem ou interrompem a perda de sangue em uma lesão. As contagens normais são entre 150 e 400 milhões por ml de sangue.
  • Células brancas do sangue: também chamadas de leucócitos, esse grupo de células é responsável pelo combate a infecções no corpo. Existem três tipos de glóbulos brancos: granulócitos, monócitos e linfócitos. Os neutrófilos constituem a maioria dos granulócitos.

Neutrófilos e Neutropenia

Os neutrófilos são o tipo de glóbulo branco que ataca as bactérias no sangue. Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode desenvolver neutropenia. Pacientes em quimioterapia podem se tornar neutropênicos. Frequentemente, esses pacientes voltarão aos níveis normais de neutrófilos caso a quimioterapia seja interrompida.

Certas infecções virais às vezes também são a causa. Outros simplesmente nascem com a condição ou o motivo pode não ser conhecido.

A duração da neutropenia pode ser curta; no entanto, se alguém apresentar sintomas de neutropenia de forma consistente por mais de três meses, é considerado como portador de neutropenia crônica.

Níveis de Neutrófilos

  • Nível normal : 1500 a 7000 neutrófilos por mm3 de sangue.
  • Neutropenia leve: quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai abaixo de um limite inferior de 1500 por mm3, mas permanece acima de 1000 por mm3.
  • Consideramos Neutropenia moderada, quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai entre 500 por mm3 e 1000 por mm3.
  • Neutropenia grave: quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai abaixo de 500 por mm3.

Sintomas

Os sintomas que os pacientes experimentam dependem do nível de neutropenia. Quanto mais baixa for a contagem de neutrófilos, maior será o risco de infecção. Este risco aumenta se a baixa contagem de neutrófilos persistir por mais de três dias.

Os tipos de infecção incluem:

  • Otite média;
  • Amidalite;
  • Dor de garganta;
  • Úlceras na boca;
  • Infecção gengival;
  • Abscessos cutâneos.

Qualquer febre acima de 38,5 ° C deve ser levada muito a sério e seu médico deve ser informado.

A neutropenia grave pode levar a problemas graves, que requerem atendimento imediato, pois o paciente pode desenvolver uma infecção bacteriana, fúngica ou mista a qualquer momento.

Essas infecções podem ser fatais e, portanto, é importante que o paciente seja visto por um médico o mais rápido possível, se desenvolver quaisquer sinais ou sintomas de infecção. Eles devem ser tratados com medicamentos como antibióticos para combater a infecção.

Referência: American Cancer Society

Compartilhe informação: