COVID-19 e Linfoma não Hodgkin Agressivo

Publicado: 8 de abril de 2020

COVID-19 Linfomas


COVID-19 e Linfoma não Hodgkin Agressivo. Frente a pandemia de COVID-19 e muitas perguntas que temos sobre condições hematológicas, estamos adaptando esse questionário publicado no site da Sociedade Americana de Hematologia:

COVID-19 e Linfoma não Hodgkin Agressivo

Conteúdo do Artigo

COVID-19 e Linfoma não Hodgkin Agressivo – Atualização em 30 de março de 2020

Fui diagnosticado com um linfoma não Hodgkin agressivo. Como deve ser a abordagem da terapia inicial?

O R-CHOP continua a ser o padrão de tratamento para o linfoma difuso de grandes células B, com o DA-EPOCH-R indicado apenas para linfomas de células B primários de mediastino ou chamados double hit.

Enquanto o DA-EPOCH-R visa a mielossupressão com aumento de dose até que haja neutropenia e / ou trombocitopenia, é necessariamente um regime mais tóxico e, na maioria das instituições, requer hospitalização. Centros com capacidade para administrar essa terapia ambulatorialmente estão incentivando essa abordagem. Outros estão avaliando benefícios e riscos para cada paciente com células B primários de mediastino ou chamados double hit.

Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque uma Consulta com o Hematologista Agora.

O R-CHOP (ou R-CHOP-14) +/- radioterapia consolidativa para alguns pacientes com linfomas de células B primários de mediastino é uma alternativa.

Para pacientes idosos, recomenda-se o R-mini-CHOP com suporte ao fator de crescimento.

Para aqueles com alto risco de envolvimento do SNC, recomenda-se dois ciclos de altas doses de metotrexato, cujo momento deve ser individualizado. O número ideal de ciclos é desconhecido. Para pacientes que recebem DA-EPOCH-R, o metotrexato em altas doses não é facilmente integrado ao programa, e o metotrexato em intratecal é uma alternativa.

Para doença em estágio limitado, recomenda-se R-CHOP X 4 em vez de terapia combinada.

Já iniciei meu tratamento, devo mudá-lo agora?

Nenhum dos especialistas ainda mudou o tratamento para aqueles que já estão em tratamento.

Meu médico deveria mudar de terapia para minimizar as visitas? Por exemplo, mudar para regimes orais ou menos frequentes?

A telemedicina está substituindo as visitas que não são coincidentes com o tratamento. Regimes orais – por exemplo com lenalidomida – estão sendo utilizados por alguns especialistas no cenário recidivado / refratário.

Como ficam as recomendações de tratamento para doença recidivante / refratária?

A maioria dos especialistas continua oferecendo quimioterapia de segunda linha em alta dose e autoTMO para pacientes com doença recidivante / refratária. Os regimes ambulatoriais são preferidos quando possível e também são uma alternativa para pacientes não transplantados.

A quimioterapia de alta dose e autoTMO pode ser postergada em muitos casos se outro regime de quimioterapia ambulatorial puder ser administrado. A escassez de sangue prevista para as próximas semanas pode limitar a disponibilidade de transplantes.

Existem alterações na abordagem para os cuidados de suporte?

A maioria dos especialistas está usando o fator de crescimento rotineiramente no ambiente atual. Existem algumas preocupações teóricas de que o filgrastim pode exacerbar os efeitos respiratórios da infecção por COVID-19, mas até o momento não há contra-indicação ao fatores de crescimento em pacientes que tem maior risco de evoluir com neutropenia.

Lembre-se sempre que o seu médico hematologista de confiança está atento ao seu caso específico, para realizar as alterações que forem necessárias em seu tratamento.

Referência: American Society of Hematology

Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque sua Consulta com Hematologista Hoje!

Você também pode ver outros Artigos..

INFORME LEGAL

Dr. Marcel Brunetto CRM 109.334 Hematologista SP é pessoalmente responsável pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie. Este site não hospeda ou recebe financiamento de publicidade ou exibição de conteúdo comercial. Política de Banners: Não temos publicidade e não fazemos trocas de Banner ou Display. Missão Do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.

O CONSULTÓRIO DR. MARCEL BRUNETTO

© Copyright | Hospedado e monitorado IT9 - ABCtudo Todos os direitos reservados.