Exames de Sangue no Diagnóstico de Câncer. Os exames de sangue têm uma ampla gama de utilizações e são um dos tipos mais comuns de exames médicos.

Se o seu médico estiver preocupado com a possibilidade de você ter câncer, talvez sejam necessários mais exames para ter certeza. Os exames de sangue para câncer costumam fazer parte desse processo.

Continue a leitura deste artigo para compreender a função dos exames de sangue durante o diagnóstico do câncer.

Exames de Sangue no Diagnóstico de Câncer

As amostras colhidas para exames de sangue no diagnóstico de câncer são testadas em laboratório em busca de sinais de câncer.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

Quando vistas ao microscópio, as amostras podem mostrar as células cancerígenas reais. Outros exames de sangue podem encontrar proteínas ou outras substâncias produzidas pelo câncer. Os exames de sangue também podem informar ao seu médico se seus órgãos estão funcionando bem.

A maioria dos exames de sangue não é usada isoladamente para diagnosticar o câncer. Mas podem fornecer pistas que podem levar a sua equipe de saúde a fazer o diagnóstico. Para a maioria dos tipos de câncer, muitas vezes é necessário um procedimento para remover uma amostra de células para teste para ter certeza.

Tipos de Exames de Sangue

Alguns exames de sangue usados ​​para diagnosticar o câncer incluem:

Teste para Contar Células Sanguíneas

Um hemograma completo mede a quantidade de cada tipo de célula sanguínea em uma amostra de sangue. Este teste pode ser útil em demonstrar quantidades anormais na contagem de células sanguíneas.

Teste que Analisa as Proteínas do Sangue

Um exame de sangue por eletroforese analisa as várias proteínas do sangue para encontrar aquelas produzidas pelo sistema imunológico de combate a micro-organismos do seu corpo. Este teste é útil no diagnóstico de mieloma múltiplo.

Testes para Encontrar Marcadores Tumorais

Os testes de marcadores tumorais usam uma amostra de sangue para procurar substâncias químicas produzidas pelas células cancerígenas.

Esses testes nem sempre ajudam no diagnóstico do câncer porque muitas células saudáveis ​​também produzem esses produtos químicos. E algumas condições que não são câncer podem causar altos níveis de marcadores tumorais. Em vez disso, os testes de marcadores tumorais são usados ​​principalmente após o diagnóstico de câncer para verificar se o tratamento está funcionando.

Testes para Procurar Células Cancerígenas

Os testes de células tumorais circulantes detectam células cancerígenas no sangue. As células podem estar no sangue se tiverem se rompido de onde começaram e se espalharem para outras partes do corpo. Os testes de células tumorais circulantes são usados ​​​​principalmente após o diagnóstico de câncer.

Nem toda pessoa com câncer precisa de um teste de células tumorais circulantes. Às vezes, esses testes são usados ​​apenas para alguns tipos de câncer. Os pesquisadores estão analisando como esses testes podem ajudar pessoas com outros tipos de câncer.

Testes para Procurar Material Genético de Células Cancerígenas

Esses testes usam uma amostra de sangue para procurar pequenos pedaços de material genético das células cancerígenas, chamados DNA.

Células saudáveis ​​e células cancerígenas descartam pedaços ou se quebram como parte do processo natural de crescimento e morte. Esses pedaços de células chegam ao sangue para que o corpo possa eliminá-los. Testes especiais procuram esses pedaços de células em uma amostra de sangue.

Em pessoas com câncer, estes testes são por vezes utilizados para compreender as alterações do DNA presentes nas células cancerígenas. Seu médico usa os resultados para selecionar o melhor tratamento.

Estamos evoluindo nas pesquisas para que um dia seja possível usar esses testes para detectar sinais de câncer em pessoas saudáveis ​​e sem sintomas. Esta é uma área ativa de pesquisa.

Se o seu exame de sangue mostrar um resultado inesperado, talvez sejam necessários outros exames e procedimentos para encontrar a causa.

Dependendo do seu tipo de câncer, você pode fazer outros exames de sangue, especialmente para acompanhamento da sua saúde geral durante o tratamento. O seu médico hematologista de confiança pode lhe explicar sobre as diferentes análises de sangue que irá realizar e os objetivos de sua realização.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.