Mieloma Múltiplo

O mieloma múltiplo é um câncer que se forma em um tipo de glóbulo branco chamado plasmócito. As células do plasma ajudam a combater infecções, produzindo anticorpos que reconhecem e atacam os microorganismos.

O mieloma múltiplo faz com que as células cancerígenas se acumulem na medula óssea, expulsando as células sanguíneas saudáveis. Em vez de produzir anticorpos úteis, as células cancerígenas produzem proteínas anormais que podem causar complicações.

  • O Mieloma Múltiplo
  • Sintomas
  • Causas
  • Complicações Possíveis
  • Tratamento

O mieloma múltiplo é um câncer de células plasmáticas. Os plasmócitos normais se encontram na medula óssea e são parte importante do sistema imunológico, que contém vários tipos de células trabalhando juntas para combater infecções e outras doenças.

Os linfócitos (células linfáticas) estão entre os principais tipos de células brancas do sangue no sistema imunológico, e incluem células T e células B. Os linfócitos estão em muitas áreas do corpo, como os linfonodos, a medula óssea, os intestinos e a corrente sanguínea.

Quando as células B respondem a uma infecção, elas amadurecem e se transformam em células plasmáticas, produzindo os anticorpos (também chamados de imunoglobulinas) que ajudam o corpo a atacar e matar os micróbios.

Quando as células plasmáticas se tornam cancerosas e crescem demais, passam a ser chamadas de mieloma múltiplo. As células plasmáticas formam uma proteína anormal (anticorpo) conhecida por vários nomes diferentes, incluindo imunoglobulina monoclonal, proteína monoclonal (proteína M), espícula M ou paraproteína.

Navegue pelo nosso site para saber mais sobre o mieloma múltiplo e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

Complicações Ósseas do Mieloma Múltiplo
As Complicações Ósseas do Mieloma Múltiplo incluem dor óssea, fraturas patológicas, hipercalcemia de malignidade e compressões medulares. O mieloma múltiplo[...]
O que é o Estadiamento do Mieloma Múltiplo?
O estágio de um câncer diz ao seu médico até onde ele cresceu ou se espalhou. Assim, saber qual o[...]
CAR T-Cell Terapia Genética contra o Câncer no Sangue
Durante anos, os fundamentos do tratamento do câncer foram cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Mas ao longo dos últimos anos, a[...]
Tratamento do Mieloma Múltiplo
Já temos um artigo aqui no site em que abordamos os aspectos gerais do mieloma múltiplo, incluindo causas, sintomas e[...]
O que é Mieloma?
O mieloma múltiplo (MM) trata-se de um câncer, formado por células plasmáticas malignas, que acomete a medula óssea. Nos Estados[...]