Mieloma Múltiplo
O mieloma múltiplo é um câncer que afeta um tipo de glóbulo branco chamado plasmócito. Estas células, também conhecidas como plasmáticas, têm a função de combater infecções e produzir substâncias que reconhecem e atacam os micro-organismos.
No mieloma múltiplo, as células plasmáticas malignas se acumulam na medula óssea (o tecido macio e o esponjoso no centro dos ossos), eliminando células plasmáticas normais que combatem infecção. Essas células plasmáticas malignas produzem um anticorpo anormal chamado proteína M, que não combate infecções e pode causar tumores, danos nos rins, destruição óssea e função imunológica comprometida.
Navegue pelas guias abaixo e saiba mais sobre esta doença:
- Noções Básicas
- Causas
- Fatores de Risco
- Sintomas
- Complicações Possíveis
- Tratamento
As células plasmáticas desenvolvem um tipo de glóbulo branco (linfócito) chamado células B, quando substâncias estranhas (antígenos), como bactérias, entram no corpo. Em resposta a esta invasão, grupos de células plasmáticas produzem efeitos colaterais para combater todos os tipos de doenças e infecções. No mieloma múltiplo, células plasmáticas saudáveis se transformam em células plasmáticas malignas (células do mieloma) através de um processo complexo de várias etapas. O número crescente de células plasmáticas malignas se aglomera em outras células sanguíneas, na medula óssea, resultando na diminuição do número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
A causa exata do mieloma múltiplo ainda não foi identificada. Nas últimas décadas, no entanto, os pesquisadores fizeram vários avanços na compreensão de como ele se desenvolve.
De um modo geral, o câncer é causado por mutações genéticas. Os genes são basicamente as “instruções” que as células usam para “montar” proteínas. Toda vez que uma célula se divide, todos os 23 cromossomos devem ser copiados. Mutações genéticas (alterações) podem ocorrer durante esse processo – e algumas mutações podem ter um impacto drástico na proteína produzida a partir desse gene. Quando isso acontece, a célula começa a crescer e se dividir rapidamente, causando câncer.
Mutações específicas foram identificadas como fatores de risco para o desenvolvimento de mieloma múltiplo e a probabilidade de recidiva precoce. Por exemplo, o cromossomo 13 é excluído em várias células do mieloma em cerca de metade de todos os casos. Além disso, translocações cromossômicas (onde partes de um cromossomo são trocadas, ativando alguns genes quando devem estar desligados e vice-versa) são observadas em cerca de 40% dos casos de mieloma múltiplo.
Além dos fatores de risco genéticos, o fator de risco mais significativo é a idade: acredita-se que a suscetibilidade ao mieloma múltiplo pode aumentar com o processo de envelhecimento.
A raça afro-americana e o sexo masculino também estão correlacionados com um aumento da incidência de mieloma múltiplo. A exposição ocupacional ao amianto, benzeno, pesticidas ou produtos químicos da fabricação de borracha tem sido associada a uma maior probabilidade de desenvolver mieloma múltiplo.
Lembre-se de que esses fatores de risco aumentam apenas ligeiramente sua chance de desenvolver mieloma múltiplo; não foi comprovado que causam mieloma múltiplo: a maioria dos cânceres é causada por mutações aleatórias.
Devido ao número reduzido de células sanguíneas saudáveis, os sintomas comuns do mieloma múltiplo são anemia, sangramento excessivo e diminuição da capacidade de combater infecções.
O acúmulo de proteína M no sangue e na urina pode causar danos aos rins e outros órgãos. Além disso, os tumores de mieloma podem causar danos e dor aos ossos.
A maioria dos pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo tem lesões osteolíticas, que são pontos enfraquecidos nos ossos. Essa destruição óssea aumenta o risco de fraturas.
Também pode levar a uma condição grave de hipercalcemia (aumento dos níveis de cálcio no sangue).
As complicações do mieloma múltiplo são problemas de saúde que decorrem do efeito da doença no corpo e nos seus sintomas. Medida que várias células do mieloma aumentam em excesso, elas interrompem a produção normal de células, ou podem causar uma série de complicações, principalmente nos ossos, sangue e rins.
Contagem Baixa de Células Sanguíneas
Acontece devido à interferência de células cancerígenas na produção de células sanguíneas normais. A baixa contagem de células sanguíneas contribui para as seguintes complicações:
- A baixa contagem dos glóbulos vermelhos resulta em anemia.
- A baixa contagem dos glóbulos brancos prejudica o sistema imunológico.
- Uma redução nas plaquetas pode levar a problemas de coagulação do sangue, como aumento do sangramento.
Lesão Óssea e Perda Óssea
O mieloma múltiplo leva à perda óssea de duas maneiras. Primeiro, várias células do mieloma se reúnem para formar massas na medula óssea que podem atrapalhar a estrutura normal do osso circundante. Segundo, várias células do mieloma secretam substâncias que interferem no processo normal de reparo e crescimento ósseo.A destruição óssea pode causar um aumento do nível de cálcio na corrente sanguínea, uma condição chamada hipercalcemia, que pode ser um problema sério se não for tratada imediatamente.
Função Renal Comprometida
Em pessoas com mieloma múltiplo, o excesso de proteína M e cálcio no sangue sobrecarrega os rins à medida que filtram o sangue. Como resultado, os rins podem não funcionar normalmente. Se a função renal prejudicada é tão grave que os rins são incapazes de fazer o trabalho suficiente de filtrar os resíduos metabólicos do sangue, isso resulta em uma complicação chamada insuficiência renal.
Na última década, as opções de tratamento para mieloma múltiplo aumentaram substancialmente, resultando em melhores taxas de sobrevivência dos pacientes.Não existe uma maneira padrão de tratar o mieloma múltiplo. Em geral, seu médico trabalha com você para desenvolver um plano de tratamento personalizado com base em vários fatores, incluindo:
- Sua idade e saúde geral
- Resultados de testes de diagnóstico e sequenciamento de genoma
- Sintomas e Complicações do Tratamento de Mieloma Múltiplo
- Estilo de vida, objetivos, opiniões sobre qualidade de vida e testes pessoais