Desde 2019, nosso site conta com a certificação da Health On the Net (HON) Foundation e possui o selo HONcode.

O selo HONcode é uma forma de garantir aos pacientes e leitores que as informações médicas contidas em um site são bem fundamentadas. A certificação indica que um site com notícias de saúde ou temas medicinais é confiável, após uma longa análise de seu conteúdo.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o Selo HONcode, quais são os requisitos para recebê-lo e a importância de termos conquistado esta certificação.

Selo HONcode

Em que Consiste o Selo HONcode

Recupere a Saúde da sua Medula Óssea!
Agende uma Consulta com Hematologista Hoje.

O HONcode fornecido pela fundação Health On the Net (HON) é a iniciativa de certificação de sites na área da Saúde mais bem-sucedida.

Em quase 20 anos, adquiriu um banco de dados de mais de 8.000 sites de saúde confiáveis, foi traduzido para mais de 30 idiomas e tornou-se não apenas um nome respeitado entre os provedores de informações de saúde, mas também uma marca cada vez mais reconhecida entre os fins de informações de saúde.

Tendo começado em meados da década de 1990, a HON conseguiu se manter atual e relevante duas décadas depois, devido à sua capacidade de estar fortemente envolvida em sua missão de trazer informações de saúde on-line confiáveis ​​e irrestritas.

Esta iniciativa não é governamental e não tem fins lucrativos, visto que seu intuito é analisar artigos com temas médicos e de saúde na internet, e validá-los de acordo com sua veracidade. Isso dá uma maior credibilidade aos sites com esse conteúdo.

O selo é gratuito, porém não é permanente. O site que se adequa às normas HONcode pode ganhar o selo, mas caso descumpra com os códigos de ética e autenticidade necessários, pode perder a certificação.

HONcode – Selo Garante Autenticidade das Informações no Site

A certificação HONcode é um padrão ético que visa oferecer informação em saúde de qualidade. Demonstra que um site fornece transparência em relação à autoridade, autoria, confidencialidade e financiamento, é atualizado, honesto sobre publicidade e fornece uma distinção clara entre propaganda e conteúdo editorial.

Além disso, receber o selo representa que o site está de acordo com regras éticas e possui conteúdo genuíno, escrito por quem entende do assunto.

Esses princípios vêm sendo seguidos na produção de conteúdo do nosso site desde sua criação. Mas o selo é uma garantia para você, nosso paciente e leitor, assegurando que pode confiar nas informações que publicamos.

Selo HONcode – Requisitos

Para iniciar o processo de avaliação do HONcode, o editor de um site deve solicitar voluntariamente uma revisão por meio de um formulário online. A revisão começa com uma fase de avaliação, em que um especialista da HONcode avalia o site candidato usando as diretrizes precisas a seguir:

Qualidade

As informações contidas são fornecidas por médicos e especialistas, por meio do manejo e o cuidado necessários para cada paciente, com o intuito de oferecer informações confiáveis regularmente.

Sendo assim, as informações contidas neste site serão apoiadas por referências claras aos dados de origem e, sempre que possível, terão links HTML específicos para esses dados.

Confidencialidade

O selo HONcode exige privacidade e sigilo de dados, para que os dados do usuário estejam protegidos.

Transparência

Garante que os leitores tenham acesso a informações verídicas e transparentes, através do HONcode of Conduct.

Além disso, as informações fornecidas neste site são projetadas para apoiar, e não substituir, o relacionamento que existe entre um paciente/visitante do site e seu médico.

Comunidade

O certificado HONcode já conta com mais de 8.000 (oito mil) sites de Saúde e Medicina que se adequaram às normas, e um grande número de usuários que acessam as informações contidas nestes sites.

Esses princípios evoluíram de discussões com webmasters e profissionais médicos em vários países.

Dr Marcel Brunetto – Quando Procurar um Hematologista

O hematologista é o especialista responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e distúrbios do sangue. Sua especialidade concentra-se também em sistemas imunológicos, hemostáticos (coagulação do sangue) e vasculares.

Os hematologistas são capacitados a identificar a causa de anormalidades presentes na formação do sangue, diagnosticar e tratar diversas doenças e malignidades hematológicas.

Colocando em prática nosso objetivo de levar conhecimento sobre as condições hematológicas e suas formas de tratamento, já marcamos presença em diversos canais web.

Até este momento, já veiculamos um artigo no Portal Terra sobre a importância da Hematologia, participamos de uma live no Facebook da Abrale durante o Evento Fevereiro Laranja em Conscientização das Leucemias e concedemos uma entrevista à Revista Abrale sobre as mutações genéticas e sua relação com o câncer.

Missão do Site

Nosso site tem como missão fornecer informações cada vez mais completas de forma facilitada para ajudar na gestão da saúde e do bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.

Este site é orientado ao público leigo. As informações publicadas têm caráter informativo e educacional.

Dr Marcel Brunetto revisa pessoalmente os textos presentes neste site. Mas é importante salientar que seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação.

Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 7 de junho de 2019 e Atualizado em: 21 de julho de 2023

Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque sua Consulta com Hematologista Hoje!