Tipos Sanguíneos – Como Saber Se Sou Compatível?

//Tipos Sanguíneos – Como Saber Se Sou Compatível?

Tipos Sanguíneos – Como Saber Se Sou Compatível?

Sabemos que nem todo mundo tem o mesmo tipo sanguíneo. Isso ocorre, pois cada um dos tipos sanguíneos possui em sua composição antígenos e anticorpos específicos que o torna único. O que muitas pessoas não sabem, é que as duas substâncias estão interligadas.

Tipos Sanguíneos – Antígenos e Anticorpos

O que São Antígenos?

Antígenos são partículas ou moléculas capazes de estimularem a produção de anticorpos, além de reagirem a eles. Essa reação pode ou não provocar uma resposta do sistema imune do paciente. Os antígenos podem ser conhecidos como algum tipo de vírus, bactérias, e até mesmo partículas que provoquem algum tipo de alergias.

O que São Anticorpos?

Anticorpos são proteínas protetoras do nosso corpo, conhecidas como imunoglobulinas. Essas proteínas  são produzidas para destruir substâncias estranhas como vírus e bactérias (Antígenos).

Foi descoberto que cada tipo sanguíneo carrega anticorpos contra os antígenos inexistentes no corpo do paciente, ou seja, os antígenos existentes estão “imunes” da destruição por anticorpos.

Quais São os Tipos Sanguíneos?

Podemos definir quatro tipos sanguíneos, sendo eles: A, B, AB e O.

Sangues do tipo A possuem em suas células o antígeno denominado “A”. Sendo assim, não podem ter o anticorpo “A”, mas nada impede que tenham o anticorpo “Anti-B”.

Com os sangues do tipo B acontece a mesma coisa. Porém devem desenvolver o anticorpo “Anti-A” ao invés do “Anti-B”.

Já nas pessoas com sangue AB, as células possuem antígenos “A” e “B”, fazendo com que ela não tenha os anticorpos “Anti-A” e “Anti-B”.

Sangues tipo O são aqueles que não possuem antígenos, logo podem possuir os anticorpos “Anti-A” e “Anti-B”.

O sistema ABO de classificação de tipagem sanguínea é transmitido geneticamente, sendo determinado por “alelos”, responsáveis pela variação genética do indivíduo, uma parte recebida do pai e outra parte recebida da mãe. É isso que determina o tipo sanguíneo herdado pelo filho.

Independente do sistema ABO, outro fator que está relacionado à produção de um outro antígeno, é o chamado “Rh”. Ele é representado pelos alelos “Rh+” ou “Rh-” caso esteja ou não presente no sangue do paciente.

Se uma pessoa possui o antígeno “Rh+” ela não terá anticorpos “Anti-Rh”, já as pessoas que têm o antígeno “Rh-” podem ter os anticorpos “Anti-Rh”.

Visando esse novo fator, foi desenvolvido um novo sistema de tipos sanguíneos, A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-, em que os símbolos de (+) e (-) indicam se a pessoa tem ou não o antígeno “Rh” presente no sangue.

Como Saber se Sou Compatível para Doar Sangue?

Primeiramente, você deve saber qual é o seu tipo sanguíneo: você pode solicitar ao seu médico o exame específico para tipagem sanguínea.

Depois de descoberto o tipo sanguíneo, você deve saber para quais grupos pode doar e receber sangue, como mostra a tabela abaixo.

Doação Tipos Sanguíneos

Sangue AB, conhecido como “Receptor Universal”, é o tipo mais raro, podendo receber transfusões de todos os outros tipos. Em contrapartida, só pode doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Sangue O, conhecido como “Doador Universal”, é um dos tipos mais comuns, podendo doar para todos os outros tipos. Mas em compensação, só poderá receber transfusões de pessoas com a mesma tipagem sanguínea.

2019-03-24T22:20:33+00:00 12 de junho de 2018|Geral|