Síndromes Mielodisplásicas

As síndromes mielodisplásicas (SMD) são doenças do sangue e da medula óssea em que as células-tronco do sangue não amadurecem em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas saudáveis. As células sanguíneas imaturas, chamadas blastos, não funcionam normalmente e morrem na medula óssea ou logo após a entrada no sangue.

Isso deixa menos espaço para o desenvolvimento de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas saudáveis na medula óssea e pode ocorrer infecção, anemia ou sangramento mais facilmente.

Como se Desenvolvem as Síndromes Mielodisplásicas

Na SMD, células-tronco anormais da medula óssea (chamadas células blásticas) produzem um aumento no número de células sanguíneas imaturas. Essas células não crescem adequadamente e morrem prematuramente.

As células sanguíneas que sobrevivem geralmente são de baixa qualidade, têm formato anormal (displásico) e são incapazes de funcionar adequadamente. Isso significa que as pessoas com SMD geralmente têm medula óssea muito ativa, mas um baixo número de células sanguíneas circulantes.



  • Causas
  • Tipos
  • síntomas
  • Tratamento
  • Prognóstico

Existem muitos subtipos diferentes de SMD, que são identificados através de exame de sangue e biópsia da medula óssea. Seu subtipo de SMD é um fator-chave na decisão do médico sobre seu tratamento e seu prognóstico.

Para descobrir um prognóstico para um determinado paciente, usamos um sistema de pontuação prognóstica. O mais comum usado hoje em dia é o International Prognostic Scoring System - R, ou IPSS-R, para abreviar. Em nosso artigo: “
Classificação e Estadiamento das Síndromes Mielodisplásicas”, abordamos em detalhes o sistema de pontuação prognóstica.

Mas é importante ter sempre em mente que cada pessoa é única, com manifestações diferentes da doença, o que pode tornar difícil fazer um prognóstico.

Se você é um paciente com SMD, precisa conversar com seu médico sobre seu prognóstico. Isso pode ser difícil de ouvir, mas obter um prognóstico fornecerá informações importantes sobre as decisões de tratamento necessárias para que você possa planejar o futuro.

Navegue pelo nosso site para saber mais sobre as Síndromes Mielodisplásicas e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

COVID-19 e SMD (Síndrome Mielodisplásica)
COVID-19 e SMD (Síndrome Mielodisplásica). Frente a pandemia de COVID-19 e muitas perguntas que temos sobre condições hematológicas, estamos adaptando[...]
Transformação da Síndrome Mielodisplásica em Leucemia Mieloide Aguda
Síndrome Mielodisplásica em Leucemia. Cerca de 10 a 35% dos casos de Síndrome Mielodisplásica (SMD) evoluem para leucemia aguda. O[...]
Classificação e Estadiamento das Síndromes Mielodisplásicas
Classificação e Estadiamento das Síndromes Mielodisplásicas - As síndromes mielodisplásicas (SMD) representam um grupo de distúrbios hematológicos. Estes distúrbios são[...]