Tratamento da Leucemia – Saiba Mais

/, Leucemias, Tratamentos/Tratamento da Leucemia – Saiba Mais

Tratamento da Leucemia – Saiba Mais

O tratamento da leucemia pode ser diferente para cada paciente, dependendo de fatores como o tipo e estágio da doença. A escolha do tratamento depende principalmente do tipo de leucemia, se está em fase aguda ou crônica, a idade e se as células cancerosas foram encontradas no líquido cefalorraquidiano.

Com a leitura deste artigo, saiba mais sobre os aspectos que levamos em consideração ao propor cada método de tratamento para um paciente.

O Tratamento da Leucemia

Como a leucemia é um câncer das células do sangue, que percorre todo o corpo, os tratamentos locais, como cirurgia e radioterapia, são usados ​​com pouca frequência.

Em vez disso, opções como quimioterapia agressiva, transplante de medula óssea, terapia direcionada (inibidores de tirosina quinase), anticorpos monoclonais, imunoterapia e outros podem ser usados ​​isoladamente ou em combinação. Em alguns casos, um período de espera atenta pode ser apropriado em alguns casos.

Tratamento da Leucemia – Abordagens por Tipo

Para decidir entre os diferentes tipos de tratamentos, é útil entender as abordagens de tratamento para os diferentes tipos de leucemia. Veja a seguir informações detalhadas de cada opção:

Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)

Para a leucemia linfocítica aguda (LLA), o tratamento pode levar vários anos. Começa com o tratamento de indução e com o objetivo de remissão. A quimioterapia de consolidação é então administrada (vários ciclos) para abordar qualquer célula cancerígena remanescente e reduzir o risco de recaída. Alternativamente, algumas pessoas podem receber um transplante de células-tronco hematopoiéticas (embora menos comumente do que com a LMA).

Após a terapia de consolidação, a quimioterapia de manutenção é administrada, geralmente em uma dose menor, para reduzir ainda mais o risco de recaída, com o objetivo de sobrevivência a longo prazo. Se as células de leucemia são encontradas no sistema nervoso central, a quimioterapia é administrada diretamente no líquido espinhal.

A radioterapia também pode ser usada se a leucemia se espalhar para o cérebro, medula espinhal ou pele. Infelizmente, as drogas quimioterápicas não penetram bem no cérebro e na medula espinhal devido à presença da barreira hematoencefálica, uma estreita rede de capilares que limita a capacidade de substâncias consideradas estranhas de entrar no cérebro. Por esse motivo, muitas pessoas recebem tratamento preventivo para evitar que as células de leucemia atinjam o sistema nervoso central.

Leucemia Mielogênica Aguda (LMA)

Semelhante ao tratamento da LLA, o tratamento da leucemia mieloide aguda geralmente começa com a quimioterapia de indução. Depois que a remissão é alcançada, mais quimioterapia pode ser administrada, ou, para pessoas com alto risco de recaída, transplante de medula óssea. Entre os tratamentos para leucemia, aqueles para LMA tendem a ser os mais intensos e suprimem o sistema imunológico em maior grau.

Os pacientes com mais de 60 anos podem ser tratados com quimioterapia menos intensa ou cuidados paliativos, dependendo do subtipo de leucemia e saúde geral. Leucemia promielocítica aguda (APL) é tratada com medicamentos adicionais e tem um prognóstico muito bom.

Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)

Nos estágios iniciais da leucemia linfocítica crônica, um período sem tratamento conhecido como espera atenta pode ser a melhor escolha, mesmo que a contagem de glóbulos brancos seja muito alta. Se determinados sintomas, achados físicos ou alterações nos exames de sangue se desenvolverem, o tratamento é frequentemente iniciado com uma combinação de quimioterapia e um anticorpo monoclonal.

Leucemia Mielóide Crônica (LMC)

Com leucemia mielóide crônica, os inibidores da tirosinase quinase, um tipo de terapia direcionada, revolucionaram o tratamento da doença e resultaram em uma grande melhoria na sobrevida nas últimas duas décadas. Esses medicamentos têm como alvo a proteína BCR-ABL, que faz com que as células cancerígenas cresçam.

Para os pacientes que desenvolvem resistência a dois ou mais desses medicamentos, um novo medicamento quimioterápico foi aprovado em 2012. O interferon peguilado, um tipo de imunoterapia, pode ser usado para aqueles que não toleram alguns esquemas farmacológicos. No passado, o transplante de células-tronco hematopoiéticas era o tratamento de escolha para a LMC, mas é usado menos comumente agora e principalmente em pessoas mais jovens com a doença.

Tratamento da Leucemia – Espera Vigilante

A maioria das leucemias é tratada de forma agressiva quando diagnosticada, com exceção da LLC. Muitas pessoas com esse tipo de leucemia não precisam de tratamento nos estágios iniciais da doença, e um período de observação vigilante ou vigilância ativa é considerado uma opção de tratamento padrão viável.

A espera vigilante não significa a mesma coisa que o tratamento precedente e não reduz a sobrevivência quando usada apropriadamente. Em vez disso, as contagens sanguíneas são realizadas a cada poucos meses e o tratamento é iniciado se forem observados sintomas característicos, como febre, sudorese noturna, fadiga, perda de peso maior que 10% da massa corporal, fadiga progressiva, insuficiência progressiva da medula óssea ou contagem de plaquetas, gânglios linfáticos dolorosamente aumentados, fígado e / ou baço significativamente aumentados, ou uma contagem muito elevada de glóbulos brancos.

Tratamento da Leucemia – Abordagens Complementares

Atualmente, não existem tratamentos alternativos que, sozinhos, sejam eficazes no tratamento da leucemia, embora alguns tratamentos integrados, como meditação, oração, ioga e massagem, possam ajudar as pessoas a lidar com os sintomas da leucemia e seus tratamentos.

Embora muitas pessoas acreditem que vitaminas, minerais e suplementos dietéticos sejam relativamente inofensivos, é importante saber que algumas vitaminas podem interferir nos tratamentos contra o câncer. Converse com o seu médico hematologista de confiança antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

2019-03-24T21:49:09+00:00 21 de fevereiro de 2019|Câncer no Sangue, Leucemias, Tratamentos|