COVID-19 e Anemia Aplástica. Frente a pandemia de COVID-19 e muitas perguntas que temos sobre condições hematológicas, estamos adaptando esse questionário publicado no site da Sociedade Americana de Hematologia:

COVID-19 e e Anemia Aplástica

COVID-19 e Anemia Aplástica – Atualização em 27 de março de 2020

Tenho anemia aplástica (AA). Como a doença COVID-19 pode se apresentar em mim?

Até o momento, pouco se sabe sobre o curso de pessoas com anemia aplástica que contraem COVID-19. Para aqueles que estão recebendo tratamento ativo para AA, a imunossupressão pode colocá-los em maior risco de infecção e complicações, mas pode ser benéfico se diminuir a destruição das células no futuro.

Fui recém diagnosticado com AA grave (AAG), quais são as opções de tratamento realistas agora para mim?

As terapias definitivas para AAG continuam sendo o transplante ou a imunossupressão com globulina anti-timócito de cavalo (ATG), ciclosporina e eltrombopag (IST). Em pacientes com contagem absoluta de neutrófilos ou ANC < 200/uL (AA super grave), o atraso no transplante ou na terapia IST tem riscos conhecidos que provavelmente superam os riscos desconhecidos de exposição ao coronavírus durante a hospitalização ou o impacto da imunossupressão no curso do COVID-19.

O transplante como opção pode ser restrito nas próximas semanas a meses. No entanto, os centros ainda estão levando pacientes para transplante com alto risco de morte sem a intervenção do transplante. A mudança para transplante em pacientes com AA super grave (ANC <200 / uL) e um doador saudável disponível pode ser indicada.

ATG e ciclosporina não são um regime profundamente imunossupressor. O ATG afeta principalmente as células T e os declínios nos linfócitos circulantes são relativamente breves. Embora a carga viral aumentada para vírus do herpes após ATG seja frequente, a doença viral clínica não é, em contraste com o seguinte transplante alogênico, com cautela necessária para a extrapolação dos vírus do herpes para um novo coronavírus.

Não são esperadas infecções virais mais frequentes e mais graves apenas com ciclosporina, que também pode ser facilmente interrompida.

A hospitalização de pacientes para administração de ATG pode ser problemática, devido à falta de disponibilidade de leitos e ao risco de exposição a pacientes com COVID-19. O atendimento expectante, com ciclosporina oral e eltrombopag isoladamente, é uma possibilidade, principalmente em pacientes com ANC > 200/uL.

Devo modificar o monitoramento com hemograma e os critérios para transfusão de sangue ou plaquetas? Posso tratar a neutropenia febril em casa? E a disponibilidade de medicamentos?

As visitas ao consultório médico podem ser modificadas dependendo da estabilidade dos níveis e padrões estabelecidos para cada paciente, com o objetivo de mantê-los fora das clínicas e hospitais, tanto quanto possível.

O teste a cada duas semanas pode ser suficiente, com esforços para combinar testes de laboratório e transfusão de hemácias.

As plaquetas são convencionalmente administradas profilaticamente para manter níveis > 10.000/uL, mas em um paciente com insuficiência medular sem sangramento, a transfusão expectante pode ser aceitável, com transfusões de plaquetas apenas quando necessário.

Não foi demonstrado que o G-CSF melhore os resultados na AAG e não deve ser instituído, nem corticosteroides que não sejam necessários com o hATG para prevenir a doença do soro.

Ainda estamos hospitalizando pacientes com AAG com neutropenia febril para tratamento inicial. Pode ser possível alta precoce com antibióticos orais contínuos em pacientes clinicamente estáveis.

Se o tratamento com ATG for eleito, avaliar a disponibilidade da medicação. A ciclosporina e o eltrombopag também devem estar prontamente disponíveis. As concentrações sanguíneas de ciclosporina em um paciente que demonstrou estabilidade dos níveis podem ser determinadas com menos frequência do que semanalmente para evitar visitas ao laboratório.

Pacientes com HPN, frequentes no cenário de AA, que necessitam de terapia anti-complemento não devem interrompê-lo devido ao risco de trombose grave e irreversível.

Qual o papel do monitoramento do COVID-19 em pacientes neutropênicos e / ou imunossuprimidos?

Os pacientes que estão sendo considerados para tratamento definitivo rápido com transplante ou IST devem ser rastreados e, se positivo, a terapia será adiada até que o vírus seja eliminado.

Embora o tratamento precoce seja preferido, a melhora hematológica após a terapia imunossupressora não é imediata, geralmente ocorrendo após várias semanas a meses; portanto, atrasar o IST por uma ou duas semanas para a depuração viral não afetaria muito o tempo de melhora nas contagens sanguíneas.

Lembre-se sempre que o seu médico hematologista de confiança está atento ao seu caso específico, para realizar as alterações que forem necessárias em seu tratamento.

Referência: American Society of Hematology