COVID-19 e Doenças Mieloproliferativas. Frente a pandemia de COVID-19 e muitas perguntas que temos sobre condições hematológicas, estamos adaptando esse questionário publicado no site da Sociedade Americana de Hematologia:

COVID-19 e Doenças Mieloproliferativas

COVID-19 e Doenças Mieloproliferativas – Atualização em 30 de março de 2020

Tenho uma doença Mieloproliferativa (Policitemia Vera, LMC, Trombocitemia essencial, mielofibrose) – MPN. Estou em alto risco de COVID-19?

Até o momento, pouco se sabe sobre o curso das pessoas com MPN que contraem infecção pelo COVID-19. Considera-se que pacientes prováveis ​​com mielofibrose intermediária 2 ou de alto risco, ou mielofibrose com inibidores de JAK, têm maior risco de se infectarem com COVID-19.

Além disso, alguns tratamentos para MPNs ou distúrbios cardiovasculares, trombóticos ou hematológicos co-mórbidos podem colocar os pacientes em maior risco de contrair infecções ou menos capacidade de se recuperar de infecções.

O tratamento de citorredução ou diminuição do número de células deve ser ajustado para diminuir o risco de desenvolver doença grave de COVID-19 em pacientes com MPN em tratamento?

Não. Atualmente, não temos dados sugerindo que drogas não imunossupressoras (hidroxiureia, IFNa, anagrelida) aumentem o risco de infecção por COVID-19 ou doença grave. Portanto, não estamos recomendando nenhum ajuste a essas terapias.

Pacientes estáveis ​​devem ser atendidos por telemedicina e utilizar laboratórios locais. Os pacientes mantidos em flebotomia por policitemia vera (PV) podem pular ou diminuir a frequência por um curto período se estiverem estáveis, embora seja recomendada uma ingestão aumentada de líquidos se tolerada para reduzir a viscosidade do sangue.

Uso um inibidor do JAK (ruxolitinibe). Meu tratamento deve ser ajustado ou interrompido para diminuir o risco de COVID-19?

Não. O efeito dos inibidores de JAK (JAKi) no desenvolvimento / agravamento do COVID-19 é desconhecido e, de fato, o JAKi foi sugerido como uma possível terapia para tempestade de citocinas em pacientes com COVID-19 em estado crítico.

A interrupção abrupta do JAKi em pacientes com MPN controlados com sucesso pode resultar em debilitação, esplenomegalia progressiva ou raramente tempestade de citocinas, as quais poderiam potencialmente piorar o curso clínico do COVID-19.

Portanto, neste momento, recomendamos adiar a terapia com JAKi se a situação clínica permitir até depois que o pico da pandemia tenha diminuído. Para os pacientes que estão respondendo, continuamos a terapia JAKi. Se o JAKi com ruxolitinibe precisar ser interrompido, os pacientes em doses de 5 mg ou mais duas vezes ao dia devem ser reduzidos com cautela.

Existe alguma nova recomendação para um paciente recém diagnosticado com MPN que se apresentaria para tratamento na atual pandemia?

Estamos iniciando a flebotomia para PV recém-diagnosticada com hematócrito> 48-50% e utilizando aspirina conforme apropriado. Os riscos e benefícios do início da terapia citorredutora em novos pacientes com PV devem ser pesados ​​apenas contra a flebotomia, em relação à frequência relativa de visitas e se a coleta de sangue para monitorar a contagem pode ser obtida localmente ou em casa.

Para pacientes com TE, estamos avaliando de forma semelhante os riscos e benefícios de iniciar a terapia citorredutora antes do início, mas ainda assim prosseguimos para pacientes com indicações claras, como eventos trombo hemorrágicos ativos / anteriores versus atraso se a indicação for idade ou risco cardiovascular.

Para pacientes com mielofibrose, estabelecemos prognóstico pelo MIPSS / DIPSS-Plus ou equivalente. Prestamos cuidados de suporte adequados e pesamos cuidadosamente os riscos e benefícios do início do ruxolitinibe. A investigação para transplante de células-tronco para MF pode prosseguir. Mas o transplante provavelmente seria adiado até o risco de infecção por COVID-19 ter diminuído significativamente.

Estou com infecção por COVID-19 e tenho uma doença mieloproliferativa. A terapia deve ser ajustada ou interrompida?

Não, exceto se houver interações medicamentosas. Em pacientes que iniciam medicações direcionadas ao coronavírus e estão em uso de ruxolitinibe, pode-se considerar uma modificação da dose de ruxolitinibe (principalmente para baixo se em lopinavir / ritonavir [Kaletra®]), mas a interrupção abrupta do ruxolitinibe deve ser evitada, caso contrário, há risco de agravamento repentino da reação de citocinas por mielofibrose e também pela infecção por COVID-19.

A terapia citorredutora (hidroxiureia, anagrelida, interferon) não precisa ser ajustada empiricamente em alguém com COVID-19.

A anticoagulação oral deve ser ajustada? E os outros agentes em pacientes com MPN que recebem terapia anti-retroviral para COVID-19?

Sim. Se um paciente com MPN já estiver em anticoagulação e desenvolver COVID-19, é importante mudar para a heparina de baixo peso molecular (HBPM).

Os pacientes que tomam aspirina devem continuar o tratamento, principalmente se a aspirina for administrada para prevenção secundária de isquemia cardíaca ou cerebrovascular. A adição de doses profiláticas de HBPM à aspirina deve ser avaliada em relação à possível presença de fatores de risco para sangramento. Principalmente considerando que uma proporção de pacientes com COVID-19 pode desenvolver trombocitopenia grave.

O monitoramento cuidadoso da contagem de células sanguíneas e dos parâmetros de coagulação é necessário. Isso é importante para atuar nas citopenias ou anormalidades da coagulação em pacientes com doenças mieloproliferativas com alto risco de sangramento e trombose.

Lembre-se sempre que o seu médico hematologista de confiança está atento ao seu caso específico, para realizar as alterações que forem necessárias em seu tratamento.

Referência: American Society of Hematology