COVID-19 e LLA (Leucemia Linfocítica Aguda). Frente a pandemia de COVID-19 e muitas perguntas que temos sobre condições hematológicas, estamos adaptando esse questionário publicado no site da Sociedade Americana de Hematologia:

COVID-19 e LLA (Leucemia Linfocítica Aguda)

COVID-19 e Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) – Atualização em 30 de março de 2020

Fui diagnosticado com LLA. Existe alguma nova recomendação para a indução inicial e terapia pós-remissão intensiva?

O teste para SARS-CoV-2 é recomendado antes do início da quimioterapia intensiva para LLA, independentemente dos sintomas. É recomendado adiar o tratamento se os pacientes forem positivos para SARS-CoV-2, embora a terapia intratecal possa ser administrada se houver sintomas no SNC. Em situações que o teste SARS-CoV-2 não esteja disponível, considere uma triagem cuidadosa dos sintomas e uma tomografia computadorizada do tórax.

Se a LLA for Ph-, a maioria dos centros continua com a terapia de indução curativa padrão, porque o atraso está associado a resultados muito ruins. O risco de precisar de um leito de UTI durante a terapia de indução é baixo (provavelmente <3%).

Há uma tremenda controvérsia sobre como gerenciar esteroides. A maioria concorda que seu uso deve ser minimizado (por exemplo, não deve ser utilizado como terapia antiemética), mas eles são uma parte crucial da terapia inicial com LLA.

Se os pacientes apresentam alto risco de complicações, pode-se reduzir a dose de alguns quimioterápicos como daunorrubicina com redução de dose (50%) ou uso de pegaspargase com dose reduzida (por exemplo, 1000 UI / m2).

Uma vez que toda quimioterapia de indução tenha sido administrada, pode-se considerar o uso de G-CSF para facilitar a recuperação da contagem. Alguns estão mantendo os pacientes hospitalizados até a recuperação da contagem, se possível, se o ambiente hospitalar for mais seguro do que as visitas frequentes à clínica. Para LLA Ph +, o uso de inibidores de tirosinoquinase (TKI) com exposição mínima a esteroides é favorecido à indução agressiva de quimioterapia com múltiplos agentes para o tratamento inicial, na esperança de evitar hospitalizações prolongadas durante a pandemia.

Terapia intensiva pós-remissão

A terapia intensiva pós-remissão é fundamental para a cura, por isso recomendamos que proceda com algumas modificações. Há muita controvérsia sobre o rituximabe durante a consolidação – alguns acham que ele deve ser administrado com o monitoramento dos níveis de IgG e substituição; outros se preocuparam com a exposição adicional em clínicas para enfermeiros / pacientes durante a infusão. Considere o G-CSF no final da consolidação e os cursos de intensificação atrasados ​​para minimizar os períodos de neutropenia.

Para pacientes com LLA de alto risco, é necessária uma tomada de decisão individualizada em relação ao transplante, equilibrando os riscos do transplante / COVID-19 com o risco de morte por LLA.

Existem novas recomendações para terapia de manutenção?

Consideramos manter uma contagem absoluta de neutrófilos mais alta (~ 1.0000/mm3) durante a manutenção, mas é importante tentar manter o cronograma de quimioterapia e quimioterapia intratecal.

Alguns sugerem redução de 50% da dose de glicocorticoides durante a manutenção; em muitos países europeus, nem a prednisona / dexametasona nem a vincristina são incluídas durante o tratamento de manutenção.

Se um paciente se tornar COVID+, deverá suspender toda a terapia de manutenção até a infecção resolver. Sempre que possível, é recomendado minimizar as visitas clínicas enviando medicamentos aos pacientes e seguindo-os o máximo possível por telemedicina e coleta de sangue em casa.

E se o tratamento for para pacientes com leucemia recidivante / resistente?

• Para B-ALL: Tentar evitar hospitalização usando inotuzumabe ou fazendo a transição rápida de blinatumomabe para ambulatório, se possível.
  • Para T-ALL: Os regimes à base de nelarabina podem ser administrados como de costume.

Pacientes que atingem a CR2 devem ser considerados para transplante alogênico rapidamente, apesar da pandemia.

Algum dos medicamentos para leucemia interage com potenciais terapias para COVID-19?

A hidroxicloroquina não interage com o metotrexato ou 6-MP; Tenha cuidado ao usar a hidroxicloroquina com outros agentes prolongadores do QTc, como a levofloxacina.

O Kaletra (lopinavir / ritonavir) pode aumentar a concentração de metotrexato, de modo que o monitoramento é sugerido sem ajustes de dose empíricos. No entanto, existe uma interação de Grau D com a vincristina devido ao aumento da concentração sérica, portanto a redução da dose deve ser considerada. Não há interação com 6 MP, daunorrubicina ou pegaspargase.

Lembre-se sempre que o seu médico hematologista de confiança está atento ao seu caso específico, para realizar as alterações que forem necessárias em seu tratamento.

Referência: American Society of Hematology