Compartilhe informação:

Tromboses

A trombose é a formação de um coágulo (conhecido como trombo) dentro de um vaso sanguíneo. O coágulo impede que o sangue possa fluir normalmente dentro do sistema circulatório.

Em um corpo saudável, os coágulos sanguíneos desempenham um papel importante para interromper sangramentos em casos de cortes ou acidentes.

No local de um corte, as plaquetas e os glóbulos vermelhos do sangue são mantidos juntos por uma molécula chamada fibrina. Isso forma um coágulo de sangue, que “conecta” o corte e interrompe o sangramento.

Trombose – Saiba Mais

A coagulação é um processo importante, mas pode causar grandes problemas de saúde quando acontece na hora errada. A formação de um coágulo de sangue nas veias é conhecida como tromboembolismo venoso, e pode causar trombose venosa profunda e embolias pulmonares.

Quando um coágulo se forma nas artérias, é chamado aterotrombose, que pode levar a ataques cardíacos e derrames.

  • Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial
  • Trombose Venosa Profunda
  • Trombose Arterial

A TVS apresenta-se como uma condição clínica aguda, caracterizada por uma área cutânea dolorosa, quente e corada da pele (causada por vasodilatação capilar). Ocorre mais frequentemente nos membros inferiores, mas com o aumento do uso de cateteres e injeções intravenosas no braço, sua ocorrência nos membros superiores tem aumentado acentuadamente.

A formação da Trombose Venosa Superficial é em grande parte devido a um processo inflamatório na parede venosa. Tipicamente, ocorre em veias varicosas (veias que se tornaram grandes, de maneira dolorosa), mas também pode ocorrer em veias não varicosas, em lugares que a trombose e a inflamação estejam presentes.

O trombo adere melhor à parede das veias superficiais se comparado à trombose venosa profunda, tornando-a menos grave. No entanto, a TVS é perigosa por causar embolia pulmonar em pelo menos um terço dos casos.

Navegue pelo nosso site para saber mais sobre as tromboses e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

Conheça os Diferentes Tipos de Trombose
Trombose é a formação de um coágulo sanguíneo dentro do vaso, que pode bloquear ou reduzir o fluxo de sangue.[...]
Trombocitemia Essencial – A Neoplasia das Plaquetas
A trombocitemia essencial consiste basicamente no aumento da concentração de plaquetas no sangue. Trata-se de uma neoplasia sanguínea rara, não[...]

Compartilhe informação: