Câncer e Viagens. Viajar, para a maioria das pessoas, significa relaxar, tirar um tempo e viver uma aventura nova e emocionante. Mas quando você tem um câncer no sangue, planejar as férias pode exigir que você faça mais algumas considerações.

Pode ser difícil, mas planejar sua viagem com mais cuidado pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado, deixando tempo para você aproveitar suas férias.

Continue a leitura para conhecer algumas práticas que podem facilitar o planejamento da sua viagem.

Câncer e Viagens

Câncer e Viagens

Seguro Viagem

Recupere a Saúde da sua Medula Óssea!
Agende uma Consulta com Hematologista Hoje.

O seguro de viagem existe para oferecer proteção financeira quando as coisas não saem conforme o planejado. No entanto, obter um seguro de viagem pode ser difícil se você tem ou teve câncer.

Depois de um diagnóstico de câncer de sangue, encontrar um bom seguro a um preço razoável pode ser um desafio. Problemas de saúde são conhecidos como condições pré-existentes. Ao solicitar um seguro de viagem, as seguradoras avaliam sua situação para estimar a probabilidade de você ficar doente durante as férias ou cancelar suas férias devido à sua condição. O custo de tratamento potencial no exterior também é levado em consideração.

Ao solicitar um seguro de viagem, seja aberto e honesto sobre sua saúde. Algumas empresas podem não segurá-lo devido à sua saúde. Outros podem oferecer cobertura, mas com determinados termos e condições, como:

  • Custo mais alto;
  • Exclusão relacionada ao câncer (você não poderá fazer reivindicações relacionadas ao seu câncer).

Sempre verifique com seu provedor o que você tem e o que não tem cobertura.

É importante que você faça sua pesquisa antes de se comprometer com uma apólice de seguro. Você pode fazer isso de algumas maneiras:

  • Mecanismos de busca e sites de comparação são um bom ponto de partida. Tente comparar tantas citações quanto possível;
  • Converse com seu empregador – muitas vezes, em grandes empresas, alguns empregadores fornecem cobertura de viagem como parte de um pacote de benefícios, por isso vale a pena falar sobre isso antes de pesquisar companhias de seguros externas;
  • Se você tiver uma conta em um determinado banco, poderá fazer uma apólice de seguro de viagem por meio deles;
  • Encontre um seguro através de um corretor – eles procuram um seguro adequado para você;
  • Algumas empresas de cartão de crédito têm políticas em que, se você pagar pelas férias usando esse cartão de crédito, ele inclui seguro. Verifique com sua administradora de cartão de crédito se ter câncer no sangue afeta esta cobertura.

Levando Remédios para o Exterior

Se você estiver em tratamento ou tomando um determinado medicamento para alívio de efeitos colaterais, é importante planejar com antecedência e considerar o que você precisa para suas férias com antecedência para permitir que você tenha uma viagem sem preocupações.

Se você precisar levar seu medicamento para o exterior, verifique as regras e restrições do país de destino sobre a entrada de medicamentos no país.

Há certas coisas que você pode precisar pensar ou considerar antes de planejar suas férias:

  • Se você estiver viajando por mais de três meses e precisar tomar remédios todos os dias, pode ser necessário verificar se precisa de uma licença especial para transportá-los, pois levará uma grande quantidade de medicamentos com você.
  • Certifique-se de ter seus remédios, cartas de cobertura e licenças para quaisquer drogas controladas em sua bagagem de mão, pois isso facilita o controle dos funcionários da alfândega.
  • Considere as diferenças de fuso horário do país para o qual você está viajando, pois será necessário mudar gradualmente e ajustar os horários em que você toma seus remédios regulares para se adequar ao horário local de onde você está.
  • Verifique com antecedência a quantidade de medicamento necessária para garantir que você tenha medicamentos suficientes para toda a viagem. Pode ser necessário encomendá-los com antecedência.
  • Verifique se o medicamento de que você precisa está disponível no país para o qual você está viajando e anote o nome genérico do medicamento.

Câncer e Viagens – Vacinas

As vacinas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proteger contra infecções e doenças específicas, produzindo anticorpos (substâncias produzidas pelo corpo para ajudar a combater doenças) sem realmente nos infectar com a doença.

Tipos de Vacinas

Os dois principais tipos de vacina são:

  • Vacinas vivas – contendo pequenas quantidades de vírus ou bactérias vivas, tão pequenas que não podem realmente causar doenças.
  • Vacinas inativas – contêm uma parte de um vírus ou bactéria que foi morta e não pode mais infectar.

Você deve sempre consultar sua equipe médica antes de tomar uma determinada vacina. Se você tem um sistema imunológico fraco, não deve tomar vacinas vivas. Este pode ser o caso se você fez recentemente quimioterapia ou radioterapia ou está fazendo tratamento imunossupressor.

Independentemente da vacina de que necessita, é importante consultar o seu médico ou equipa médica antes de tomar qualquer tipo de vacinação.

Sempre pesquise que tipo de vacinas são necessárias para viajar para um país específico antes de fazer a reserva, pois pode ser uma vacina muito arriscada. Isso pode significar que é melhor escolher um local de férias diferente.

É importante que você consulte sua equipe médica sobre quais vacinas precisará receber novamente, pois cada hospital tem suas próprias diretrizes e recomendações.

Vacinação para Viagem

Não é recomendado viajar para o exterior durante o tratamento, no entanto, se você terminou o tratamento ou está em remissão, pode estar pensando em viajar para o exterior. Se você está pensando em viajar para determinados países, existe a possibilidade de precisar ser vacinado contra certas doenças no país para o qual planeja viajar.

Algumas vacinas para doenças estarão na forma de vacinas vivas e devem ser evitadas. Em caso de dúvida, deve consultar o seu hematologista antes de decidir o local de férias. Você também deve falar com sua equipe médica pelo menos seis semanas antes de viajar para discutir as implicações de tomar uma vacina específica e planejar o melhor momento para tomá-la durante seu plano de tratamento.

Mais Informações sobre “Câncer e Viagens” na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.