Muitos pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) descrevem sentir pressão na parte superior esquerda do abdômen, causando desconforto, dor, inchaço e sensação de “plenitude”. Se você está se perguntando se existe uma conexão entre LLC e dor de estômago, você não está sozinho.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a Conexão entre LLC e Dor de Estômago, porque ela acontece e algumas estratégias para lidar com ela.

Conteúdo do Artigo

Conexão entre LLC e Dor de Estômago

Os pacientes com LLC podem sentir dor de estômago por vários motivos. Algumas das causas mais comuns incluem anemia, contagem baixa de células sanguíneas e efeitos dos medicamentos quimioterápicos.

Alguns pacientes com LLC apresentam dor de estômago devido ao aumento do baço ou do fígado. O baço, localizado próximo ao estômago, pode causar desconforto e dor quando aumenta de tamanho. Um baço aumentado, conhecido como esplenomegalia, também pode causar sangramento, hematomas, anemia ou aumento do risco de infecção.

Outros Sintomas Abdominais

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

Além da dor, você pode apresentar outros sintomas estomacais ou abdominais associados à LLC. Esses sintomas podem afetar o sistema digestivo, causando algum desconforto e dor.

Alguns sintomas adicionais da LLC relacionados ao estômago são:

  • Náusea;
  • Perda de peso;
  • Vômito;
  • “Plenitude” na barriga;
  • Perda de apetite;
  • Diarreia.

Se a dor de estômago persistir com a LLC, isso pode indicar um problema mais significativo, como uma doença estomacal. Para alguns pacientes ocorre outro problema que deve ser totalmente avaliado.

Alguns exemplos ou outras causas de desconforto abdominal que podem surgir devido à LLC incluem:

  • A esplenomegalia ocorre quando o baço se torna mais proeminente em tamanho ou peso;
  • A enterocolite neutropênica é uma condição inflamatória que afeta o intestino de pacientes imunocomprometidos;
  • O aumento dos linfonodos abdominais ou mesentéricos é o inchaço ou inflamação dos gânglios linfáticos no abdômen.

O que Significa

Como paciente com LLC, dor de estômago persistente pode indicar progressão da LLC. No entanto, a progressão da LLC varia de acordo com cada paciente, dependendo de quando o diagnóstico foi feito e se eles estão recebendo tratamento.

Um sinal comum de progressão da LLC é o baço aumentado, que, como mencionado anteriormente, pode causar desconforto abdominal ou sensação de plenitude. Pacientes com LLC podem desenvolver baço aumentado no segundo estágio desse tipo de leucemia.

Tratamento

Fale com seu médico se você for um paciente com LLC e apresentar dores abdominais ou estomacais persistentes. Seus sintomas podem piorar e levar a complicações graves sem os métodos de tratamento adequados.

As opções de tratamento que seu médico pode oferecer são:

  • Medicamentos prescritos para aliviar a dor;
  • Medicamentos de venda livre;
  • Antibióticos para infecções;
  • Cirurgia para remover um baço aumentado;
  • Terapia direcionada;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia.

Além disso, existem algumas mudanças no estilo de vida que você pode adotar para ajudar a reduzir a dor de estômago. Por exemplo, ela pode ser controlada com pequenas refeições ao longo do dia, evitando álcool e alimentos picantes, descansando bastante e bebendo muitos líquidos.

Importância do Acompanhamento Médico

É fundamental para os pacientes com LLC manter um acompanhamento médico regular. Exames frequentes ajudam a monitorar a progressão da doença e a eficácia dos tratamentos. Além disso, o acompanhamento médico pode ajudar a identificar precocemente complicações que possam surgir, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes.

Conviver com LLC pode ser desafiador, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Portanto, é importante buscar apoio, seja através de grupos de suporte, aconselhamento psicológico, ou compartilhando suas experiências com outros pacientes. Ter uma rede de apoio pode fazer uma diferença significativa na gestão da doença e na manutenção de uma boa qualidade de vida.

Mesmo que a conexão entre LLC e dor de estômago seja multifacetada, envolvendo fatores como anemia, esplenomegalia, efeitos colaterais de tratamentos e complicações abdominais, com sua persistência podendo indicar a progressão da LLC, com o tratamento adequado e mudanças no estilo de vida, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Lembre-se de que cada paciente é único, e é essencial um acompanhamento médico contínuo para ajustar o tratamento conforme necessário.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde do seu sistema imunológico!
Reserve Agora mesmo a sua Consulta com Hematologista.