Efeitos Colaterais do Tratamento do Linfoma. Os tratamentos para o linfoma, incluindo quimioterapia, anticorpos monoclonais, imunoterapia, radiação e esteróides, muitas vezes apresentam efeitos colaterais, embora a maioria destes tratamentos sejam bem tolerados. Cada paciente é diferente, portanto os efeitos colaterais que ocorrem e a gravidade deles também podem ser diferentes.

Continue a leitura deste artigo para conhecer o potencial de efeitos colaterais do tratamento de linfoma para que quaisquer problemas possam ser identificados precocemente e controlados.

Principais Efeitos Colaterais do Tratamento do Linfoma

Dieta

A dieta é uma parte fundamental do tratamento do linfoma e dos efeitos colaterais do tratamento do linfoma, pois fornece ao corpo os nutrientes e a energia necessários para a saúde. Muitos efeitos colaterais podem afetar a forma como os pacientes se sentem em relação à comida e à alimentação. Comer refeições menores com mais frequência, em vez de algumas refeições grandes por dia, pode ajudar os pacientes a sentir menos náuseas e facilitar a alimentação quando o apetite diminui.

  • Alimentos para experimentar:
    • Alimentos ricos em carboidratos para ajudar a diminuir as náuseas;
    • Frutas frescas, vegetais e proteínas para ajudar a aumentar e manter a força e a energia;
    • Bebidas nutricionais líquidas para receber vitaminas e calorias necessárias e tratar feridas na boca;
    • Beber muitos líquidos para evitar desidratação, náuseas, vómitos e diarreia.
  • Alimentos a evitar:
    • Alimentos gordurosos para evitar náuseas;
    • Alimentos crocantes, muito salgados, picantes ou ácidos que podem causar desconforto se o paciente tiver feridas na boca;
    • Queijos de pasta mole ou com mofo, carne crua ou mal cozida, ovos ou tofu para reduzir o risco de infecção.

Rotina e Fadiga

O linfoma e seu tratamento podem causar fadiga. Mudar rotinas pode ajudar a realizar tarefas diárias com mais facilidade. Priorize as atividades mais importantes e deixe que as pessoas que desejam ajudar o façam. Planejar tarefas ou dividir tarefas grandes em tarefas menores pode ajudar a diminuir o cansaço. Leia nosso artigo sobre Fadiga para obter mais recomendações para lidar com este sintoma.

Relacionamentos Íntimos

Recupere a Saúde da sua Medula Óssea!
Agende uma Consulta com Hematologista Hoje.

Os relacionamentos íntimos podem ser afetados durante e após o diagnóstico e tratamento do linfoma.

A intimidade é uma questão muito complicada que pode ser afetada por fatores psicológicos (como imagem corporal, desejo e tensão emocional), bem como por mudanças físicas (como fadiga, dor, secura). Os pacientes podem experimentar alterações em todas, algumas ou nenhuma das fases da resposta sexual (excitação do desejo, orgasmo, resolução).

Comunicação aberta, tempo e paciência são importantes para encontrar o remédio mais útil. Os pacientes precisam discutir com a sua equipe de saúde quais as alterações sexuais que experimentam durante e após o tratamento e o que pode ser feito para se preparar e gerir essas alterações.

Sistema Imunológico

Se a contagem de glóbulos brancos estiver baixa como resultado do tratamento, evitar pessoas que tossem ou espirram pode ajudar a reduzir o risco de infecção. É importante lavar as mãos ou usar um desinfetante para as mãos depois de visitar locais públicos ou tocar em itens usados ​​por outras pessoas.

Os pacientes também devem informar o seu médico se desenvolverem febre durante o tratamento, pois isso pode ser um sinal de infecção.

Memória e Concentração

O câncer e a terapia do câncer também podem afetar o pensamento, a memória, a concentração e a atenção. Isso às vezes é chamado de “cérebro da quimio”.

Modificações modestas no estilo de vida podem ser úteis, incluindo fazer listas de lembretes, seguir rotinas estruturadas e, se necessário, adiar decisões ou tarefas importantes que exijam concentração intensa. Exercitar a mente com caça-palavras e quebra-cabeças também ajuda.

Antes de iniciar o tratamento, certifique-se de que você e seu médico hematologista de confiança concordam que eles serão capazes de atender a todas as suas necessidades médicas e pessoais.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.