Exames

Existem vários tipos de exames que servem para analisar doenças sanguíneas, e a equipe médica é quem seleciona esses testes especificamente para cada paciente. Alguns procedimentos realizados na primeira consulta são capazes de desconsiderar a necessidade de outros exames.

Às vezes, um distúrbio no sangue não causa sintomas, mas é descoberto quando um teste de laboratório é realizado. Quando há suspeita de alguma doença do sangue, um hemograma completo e outros testes podem ser necessários para determinar o diagnóstico específico.

Os Exames mais Comuns na Hematologia

  • Biópsia de Medula Óssea
  • Hemograma
  • Mielograma

O mielograma é um teste de diagnóstico invasivo que usa raios X para examinar o canal vertebral. Um corante especial é injetado no canal vertebral com uma agulha oca, e um fluoroscópio de raios X registra as imagens formadas pelo corante.

Mielogramas podem revelar condições que afetam a medula espinhal e nervos dentro do canal espinhal, enquanto raios X regulares da coluna só fornecem a imagem dos ossos. O corante (agente de contraste) usado em um mielograma aparece branco na radiografia, permitindo que o médico veja a medula espinhal, nervos e outros elementos em detalhes.

Um mielograma pode detectar condições que afetam a medula espinhal e nervos dentro do canal vertebral, incluindo hérnias de disco, esporões ósseos, estenose espinhal, tumores e infecções. A tomografia computadorizada é segura para a maioria das pessoas, embora as mulheres grávidas não possam realizar.

Apenas cerca de 5 a 10% dos pacientes apresentam efeitos colaterais causados pelo corante, que incluem dor de cabeça, náuseas e vômitos. Felizmente, esses efeitos colaterais não costumam ser graves.

Navegue pelo nosso site para conhecer os diferentes exames relacionados à Hematologia e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

Conheça os Diferentes Tipos de Biópsia para Diagnóstico do Câncer no Sangue
Tipos de Biópsia. Técnicas de diagnóstico, como ressonância magnética, ultrassom, tomografia computadorizada ou PET, são muito úteis. Em alguns casos,[...]
Biópsia de Medula Óssea – Conheça este Exame e suas Indicações
A biópsia de medula óssea é um exame realizado para detectar a causa para as células sanguíneas estarem anormais, em[...]
Compreenda o seu Hemograma
Compreenda o seu Hemograma. Um dos exames de rotina mais solicitados nas consultas médicas é o hemograma, realizado através da[...]