Compartilhe informação:

Exames

Existem vários tipos de exames que servem para analisar doenças sanguíneas, e a equipe médica é quem seleciona esses testes especificamente para cada paciente. Alguns procedimentos realizados na primeira consulta são capazes de desconsiderar a necessidade de outros exames.

Às vezes, um distúrbio no sangue não causa sintomas, mas é descoberto quando um teste de laboratório é realizado. Quando há suspeita de alguma doença do sangue, um hemograma completo e outros testes podem ser necessários para determinar o diagnóstico específico.

Os Exames mais Comuns na Hematologia

  • Biópsia de Medula Óssea
  • Hemograma
  • Mielograma

A biópsia e a aspiração da medula óssea são procedimentos para coletar e examinar a medula óssea (tecido esponjoso dentro de alguns ossos maiores).

Estes procedimentos podem mostrar se a sua medula óssea está saudável e se está produzindo quantidades normais de células sanguíneas. A solicitação desse exame geralmente ocorre por conta de resultados anormais no exame do sangue, ou quando este exame não fornece informações suficientes sobre um problema suspeito. Além disso, a realização da biópsia serve para:

  • Diagnosticar uma doença ou condição envolvendo a medula óssea ou células sanguíneas;
  • Determinar o estágio ou a progressão de uma doença;
  • Verificar os níveis de ferro no metabolismo;
  • Monitorar o tratamento de uma doença;
  • Investigar uma febre de origem desconhecida.

As complicações causadas pelo exame são raras, mas podem incluir sangramento excessivo, infecção, desconforto de longa duração no local da biópsia e penetração do esterno durante as aspirações, o que pode causar problemas cardíacos ou pulmonares.

As informações geradas pelo exame podem ajudar o seu médico a confirmar ou descartar um diagnóstico, determinar quão avançada está uma doença, avaliar se o tratamento está funcionando, entre outros.

Navegue pelo nosso site para conhecer os diferentes exames relacionados à Hematologia e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

Biópsia de Medula Óssea – Conheça este Exame e suas Indicações
A biópsia de medula óssea é um exame realizado para detectar a causa para as células sanguíneas estarem anormais, em[...]
Compreenda o seu Hemograma
Compreenda o seu Hemograma. Um dos exames de rotina mais solicitados nas consultas médicas é o hemograma, realizado através da[...]

Compartilhe informação: