Exames

Existem vários tipos de exames que servem para analisar doenças sanguíneas, e a equipe médica é quem seleciona esses testes especificamente para cada paciente. Alguns procedimentos realizados na primeira consulta são capazes de desconsiderar a necessidade de outros exames.

Às vezes, um distúrbio no sangue não causa sintomas, mas é descoberto quando um teste de laboratório é realizado. Quando há suspeita de alguma doença do sangue, um hemograma completo e outros testes podem ser necessários para determinar o diagnóstico específico.

Os Exames mais Comuns na Hematologia

• Biópsia de Medula Óssea
  • Hemograma
  • Mielograma

A biópsia e a aspiração da medula óssea são procedimentos para coletar e examinar a medula óssea (tecido esponjoso dentro de alguns ossos maiores).

Estes procedimentos podem mostrar se a sua medula óssea está saudável e se está produzindo quantidades normais de células sanguíneas. A solicitação desse exame geralmente ocorre por conta de resultados anormais no exame do sangue, ou quando este exame não fornece informações suficientes sobre um problema suspeito. Além disso, a realização da biópsia serve para:

• Diagnosticar uma doença ou condição envolvendo a medula óssea ou células sanguíneas;
  • Determinar o estágio ou a progressão de uma doença;
  • Verificar os níveis de ferro no metabolismo;
  • Monitorar o tratamento de uma doença;
  • Investigar uma febre de origem desconhecida.

As complicações causadas pelo exame são raras, mas podem incluir sangramento excessivo, infecção, desconforto de longa duração no local da biópsia e penetração do esterno durante as aspirações, o que pode causar problemas cardíacos ou pulmonares.

As informações geradas pelo exame podem ajudar o seu médico a confirmar ou descartar um diagnóstico, determinar quão avançada está uma doença, avaliar se o tratamento está funcionando, entre outros.

Um hemograma é um exame de sangue usado para avaliar sua saúde geral e detectar uma ampla gama de distúrbios, incluindo anemia, infecções e leucemia. Um hemograma completo é um exame de sangue comum, realizado por inúmeros motivos, como:

• Rever a saúde geral;
  • Diagnosticar uma condição médica;
  • Monitorar o tratamento médico.

Para um hemograma completo, uma amostra de sangue é coletada através da inserção de uma agulha em uma veia do braço, e enviada para um laboratório para análise. Os resultados que estiverem acima ou abaixo dos valores normais em um hemograma completo podem indicar um problema. Dentre os elementos sanguíneos avaliados, estão:

• Contagem de glóbulos vermelhos, hemoglobina e hematócrito – podendo revelar anemia, doenças cardíacas e outros;
  • Contagem de glóbulos brancos – revela distúrbios autoimunes, problemas de medula óssea, câncer, inflamações ou infecções;
  • Contagem de plaquetas – sinal de uma condição médica subjacente.

O mielograma é um teste de diagnóstico invasivo que usa raios X para examinar o canal vertebral. Um corante especial é injetado no canal vertebral com uma agulha oca, e um fluoroscópio de raios X registra as imagens formadas pelo corante.

Mielogramas podem revelar condições que afetam a medula espinhal e nervos dentro do canal espinhal, enquanto raios X regulares da coluna só fornecem a imagem dos ossos. O corante (agente de contraste) usado em um mielograma aparece branco na radiografia, permitindo que o médico veja a medula espinhal, nervos e outros elementos em detalhes.

Um mielograma pode detectar condições que afetam a medula espinhal e nervos dentro do canal vertebral, incluindo hérnias de disco, esporões ósseos, estenose espinhal, tumores e infecções. A tomografia computadorizada é segura para a maioria das pessoas, embora as mulheres grávidas não possam realizar.

Apenas cerca de 5 a 10% dos pacientes apresentam efeitos colaterais causados pelo corante, que incluem dor de cabeça, náuseas e vômitos. Felizmente, esses efeitos colaterais não costumam ser graves.

Navegue pelo nosso site para conhecer os diferentes exames relacionados à Hematologia e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.