Gânglios Linfáticos Inchados. Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas em forma de feijão que ajudam nosso corpo a combater infecções e câncer como parte do sistema linfático.

Um fluido chamado linfa (consistindo de água, glóbulos brancos, células danificadas, bactérias, proteínas e gorduras) viaja pelo sistema linfático e as células e bactérias danificadas são filtradas e removidas pelos gânglios linfáticos.

A causa mais comum é uma infecção leve. Menos comumente, os gânglios linfáticos podem inchar devido a câncer, HIV ou tuberculose.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre as causas para o inchaço incomum nos gânglios linfáticos.

Conteúdo do Artigo

Os Gânglios Linfáticos

Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque uma Consulta com o Hematologista Agora.

Os gânglios linfáticos estão localizados em todo o corpo, distribuídos ao longo dos tubos do sistema linfático. Gânglios linfáticos saudáveis ​​são tipicamente do tamanho de uma ervilha. Você normalmente não deve ser capaz de senti-los.

O inchaço dos gânglios linfáticos (linfadenopatia) é comum quando há uma infecção. Os gânglios linfáticos podem doer quando ficam inchados (linfadenite).

Os gânglios linfáticos que estão logo abaixo da pele podem ser mais fáceis de sentir quando ficam inchados, pois ficam maiores. Os locais onde você pode sentir os gânglios linfáticos inchados incluem a cabeça e o pescoço, sob o queixo, os braços, as axilas, a área ao redor da virilha e a parte de trás dos joelhos.

Você não será capaz de sentir os gânglios linfáticos inchados localizados em partes mais profundas do corpo, mas poderá sentir outros sintomas. Por exemplo, um linfonodo inchado perto do pulmão pode causar uma tosse persistente.

Causas de Gânglios Linfáticos Inchados

Os gânglios linfáticos podem ficar inchados por vários motivos. As causas mais comuns são infecções respiratórias superiores e infecções em partes do corpo perto dos gânglios linfáticos.

Às vezes podem ser um sinal de algo menos comum. Por exemplo, podem ser um sintoma de câncer, HIV ou tuberculose.

Pode ser uma boa ideia verificar seus gânglios linfáticos uma vez por mês. As áreas nas quais você pode se concentrar incluem cabeça e pescoço, axilas e virilha.

Visite o seu médico se notar inchaço ou caroços incomuns em qualquer parte do corpo.

Quando Significa Câncer?

Quando você tem gânglios linfáticos inchados, seu primeiro pensamento não deveria ser: “Eu tenho câncer “.

Geralmente, é um sinal de que estão trabalhando duro. Mais células imunológicas podem estar indo para lá e mais resíduos podem estar se acumulando. O inchaço geralmente indica algum tipo de infecção, mas também pode ser de uma condição como artrite reumatóide ou lúpus ou, raramente, câncer.

Quando vários gânglios linfáticos estão inchados, isso sugere que o problema está em todo o corpo. Pode ser algo como varicela, HIV ou um câncer como leucemia ou linfoma.

Muitas vezes, você terá uma boa ideia de por que um linfonodo está inchado – você está resfriado, seu dente está infectado ou você tem um corte que não está cicatrizando bem. Se você não consegue encontrar uma explicação, entretanto, talvez seja hora de fazer um check-up médico.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa. Se o seu médico determinar que a causa do inchaço é uma infecção respiratória superior, pode ser recomendado que você espere cerca de uma semana para ver se os gânglios linfáticos se recuperam por conta própria.

Condições mais graves, como o câncer, precisarão de tratamento de longo prazo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde do seu sistema imunológico!
Reserve Agora mesmo a sua Consulta com Hematologista.