Compartilhe informação:

Leucemias

As leucemias constituem um câncer dos tecidos formadores de sangue, que incluem a medula óssea e o sistema linfático. Existem muitos tipos de leucemia, algumas delas são mais comuns em crianças. Outras formas de leucemia ocorrem principalmente em adultos.

A leucemia geralmente envolve os glóbulos brancos. Estas células são poderosos combatentes da infecção, que crescem e se dividem de uma maneira ordenada, conforme a necessidade do corpo humano. Porém, em pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos anormais que não funcionam adequadamente.

O tratamento da doença pode ser complexo dependendo do tipo de leucemia, além de outros fatores. Mas existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar seu tratamento bem-sucedido.

  • Sintomas
  • Fatores de risco
  • Classificações
  • Tipos de Leucemia

Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)

Também é conhecida como leucemia linfoblástica aguda, onde "Aguda" significa que a leucemia pode progredir rapidamente e, se não tratada, provavelmente será fatal em alguns meses. A doença começa na medula óssea, e na maioria das vezes as células da leucemia invadem o sangue rapidamente, podendo se espalhar para outras partes do corpo. Este é o tipo mais comum de leucemia em crianças pequenas, embora também possa ocorrer em adultos.

Leucemia Mielogênica Aguda (LMA)

Começa na medula óssea, mas na maioria das vezes se move rapidamente para o sangue. Por vezes, pode se espalhar para outras partes do corpo, incluindo os gânglios linfáticos, fígado, baço, sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e testículos.

Na maioria das vezes, a LMA se desenvolve a partir de células que se iriam se transformar em glóbulos brancos (que não sejam linfócitos), e em outros tipos de células formadoras de sangue. A LMA é um tipo comum de leucemia, e ocorre em crianças e adultos.

Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é a leucemia mais comum em adultos. É um tipo de câncer que começa nas células que se tornam certos glóbulos brancos, chamados de linfócitos. As células do câncer surgem na medula óssea, mas entram no sangue.

Na LLC, as células da leucemia se acumulam lentamente. Muitas pessoas não apresentam sintomas por anos. Mas com o tempo, as células crescem e se espalham para outras partes do corpo, incluindo os gânglios linfáticos, fígado e baço.

Leucemia Mielóide Crônica (LMC)

A leucemia mielóide crônica (LMC) é um tipo de câncer que começa em certas células formadoras de sangue da medula óssea. Na LMC, uma alteração genética ocorre em uma versão precoce (imatura) de células mielóides – as células que produzem glóbulos vermelhos, plaquetas e a maioria dos tipos de glóbulos brancos (exceto linfócitos).

As células da leucemia crescem e se dividem, acumulando-se na medula óssea e transbordando para o sangue. Com o tempo, as células também podem se instalar em outras partes do corpo, incluindo o baço. A LMC é uma doença de crescimento razoavelmente lento, mas pode se transformar em uma leucemia aguda de crescimento rápido que é difícil de tratar. Este tipo de leucemia afeta principalmente adultos.

Navegue pelo nosso site para saber mais sobre as leucemias e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

CAR T-Cell Terapia Genética contra o Câncer no Sangue
Durante anos, os fundamentos do tratamento do câncer foram cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Mas ao longo dos últimos anos, a[...]
Leucemia Mieloide Crônica
A leucemia mieloide crônica é um distúrbio mieloproliferativo caracterizado pelo aumento da proliferação das células que produzem glóbulos vermelhos, plaquetas[...]
Leucemia Linfoide Aguda – Saiba Mais
A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é um tipo de câncer que afeta a medula óssea e a produção de células[...]
Tratamento da Leucemia – Saiba Mais
O tratamento da leucemia pode ser diferente para cada paciente, dependendo de fatores como o tipo e estágio da doença.[...]
Leucemia Mieloide Aguda – Saiba Mais
A leucemia mieloide aguda (também chamada de LMA) é um tipo de câncer hematológico que ataca as células mieloides, aquelas[...]
Linfocitose e Doenças Linfoproliferativas – Conheça a Relação
A linfocitose consiste no aumento da contagem sanguínea de linfócitos - as células brancas com função de defesa do organismo[...]

Compartilhe informação: