Câncer na Terceira Idade. O tratamento do câncer pode ser mais desafiador e complicado para adultos mais velhos. Isso ocorre porque seu corpo provavelmente responderá de maneira diferente ao tratamento do que o corpo de uma pessoa mais jovem.

Mas a idade não deve ser o único fator em suas decisões de tratamento. O tratamento do câncer pode ajudar pessoas de qualquer idade. Este artigo ajuda você a pensar sobre como tomar decisões sobre o tratamento.

Câncer na Terceira Idade

O Câncer na Terceira Idade

Nas fases mais avançadas da vida, seus objetivos podem ser diferentes dos de uma pessoa mais jovem. Por exemplo, o objetivo de uma pessoa jovem pode ser curar o câncer, mesmo que o tratamento seja muito agressivo.

Dependendo da sua idade e saúde geral, você pode se preocupar mais em se sentir bem do que em curar o câncer permanentemente. Isso pode ser considerado se você tiver um problema de saúde crônico ou achar que sua qualidade de vida não está adequada.

Mas se você é muito saudável e gosta de muitas atividades, pode querer um tratamento agressivo, em que sua equipe de saúde faça todo o possível para a cura.

Fatores que Influenciam na Escolha do Tratamento

Seus objetivos de tratamento do câncer dependem de muitos fatores. Por exemplo, o tipo de câncer e se ele se espalhou influenciam seus objetivos.

Os objetivos do tratamento incluem:

  • Estar livre do câncer;
  • Viver mais, mesmo com câncer;
  • Ter menos sintomas de câncer e efeitos colaterais de seu tratamento;
  • Manter a força física e emocional;
  • Ter uma certa qualidade de vida.

O que Considerar

Antes de tomar qualquer decisão sobre o tratamento, converse com sua equipe de saúde sobre:

  • O tipo de câncer, se se espalhou e até que ponto;
  • Todas as suas opções de tratamento e os riscos e benefícios de cada uma;
  • Quaisquer outras condições médicas que possam causar problemas com o tratamento ou aumentar o risco de efeitos colaterais.

É importante conversar honestamente com sua equipe de saúde sobre o que qualidade de vida significa para você. Às vezes, controlar os efeitos colaterais do tratamento pode fazer uma diferença importante na sua qualidade de vida.

Opções de Tratamento do Câncer para Adultos mais Velhos

Você pode receber apenas um tipo de tratamento ou uma combinação deles. Os principais tratamentos de câncer para pessoas de todas as idades são:

Cirurgia

Quando optamos por cirurgia, é importante compreender que ela apresenta riscos, assim como outros tratamentos. No entanto, os riscos podem ser maiores quando você envelhece, porque seu corpo nem sempre funciona tão bem quanto antes.

É importante conversar com sua equipe de saúde sobre os riscos e benefícios da cirurgia de câncer. Se a cirurgia for arriscada para você, converse sobre outros tratamentos.

Se você tiver algum problema de saúde ou se o seu médico estiver preocupado com os riscos, pode ser necessário fazer outros exames antes da cirurgia.

Quimioterapia

Se você for um adulto mais velho, a quimioterapia pode afetar você de forma diferente do que alguém mais jovem. Por exemplo, adultos mais velhos têm um risco maior de efeitos colaterais físicos da quimioterapia, o que pode afetar sua qualidade de vida.

Ao contrário da radioterapia e da cirurgia, a quimioterapia afeta todo o corpo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Pacientes mais velhos e mais jovens têm efeitos colaterais semelhantes, mas os adultos mais velhos geralmente os apresentam com mais frequência. Às vezes, os idosos com câncer vão ao hospital por causa de uma reação à quimioterapia.

Os efeitos colaterais podem incluir:

  • Menos células sanguíneas. Você pode ter menos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos ou plaquetas, o que aumenta o risco de infecção, anemia, sangramento e hematomas. Isso pode deixá-lo cansado e causar outros problemas.
  • Problemas estomacais e digestivos. Isso pode incluir náuseas, vômitos, diarreia e desidratação ( não ter líquidos suficientes para que seu corpo funcione bem).
  • Danos no sistema nervoso. Isso pode afetar o pensamento ou o julgamento de uma pessoa. Também pode aumentar a perda de memória, o cansaço e causar danos aos nervos.

Interações Medicamentosas

Os adultos mais velhos têm maior probabilidade do que os jovens de tomar medicamentos regulares para outros problemas de saúde. Esses medicamentos podem afetar a quimioterapia que você recebe. Ou a quimioterapia pode afetar o funcionamento dos seus medicamentos regulares.

Para ajudar a prevenir problemas, faça uma lista de todos os seus medicamentos. Isso inclui aqueles que são tomados sem receita, bem como vitaminas, suplementos e ervas. Certifique-se de que todos os medicamentos estejam listados, mesmo aqueles que não são tomados diariamente. Compartilhe esta lista com sua equipe de saúde.

Radioterapia

A radioterapia pode ser seu único tratamento. Ou pode ser realizada além de cirurgia ou quimioterapia. Você geralmente não fica no hospital para terapia de radiação. Mas pode ser necessário ir ao tratamento com frequência, às vezes todos os dias durante várias semanas.

A radioterapia pode vir de uma máquina fora do corpo. Ou seu médico pode colocar pequenos pedaços de material radioativo dentro de seu corpo, perto do tumor.

Dependendo do seu estado de saúde, seu médico pode recomendar um tratamento menos intenso e por um período mais curto do que para alguém mais jovem.

Os adultos mais velhos geralmente se dão bem com a radioterapia. Os efeitos colaterais dependem do tipo e da dose da radioterapia e da localização do câncer.

Outros Tipos de Tratamento

Aliviar os sintomas e efeitos colaterais de uma pessoa é uma parte importante do tratamento do câncer. Isso é chamado de cuidados paliativos ou cuidados de suporte. Pode ser especialmente importante para adultos mais velhos. Isso ocorre porque os adultos mais velhos podem ter mais efeitos colaterais, especialmente da quimioterapia. Ou seu corpo pode não se recuperar tão rapidamente da cirurgia quanto alguém mais jovem, o que pode causar mais sintomas.

Os cuidados paliativos também incluem obter todo o apoio que você e sua família precisam durante o câncer. Qualquer pessoa pode receber cuidados paliativos a qualquer momento. É importante pedir suporte quando você precisar.

Mais Informações sobre Câncer na Terceira Idade na Internet:
Compartilhe informação: