Os cuidados de suporte no tratamento do câncer são uma parte relativamente nova, mas muito importante do acompanhamento médico. Os serviços de cuidados de suporte abordam problemas físicos e emocionais que podem afetar a qualidade de vida ou a capacidade de função dos pacientes. Esses serviços são prestados antes e durante o tratamento e são adaptados para atender individualmente às necessidades de cada paciente.

Importância dos Cuidados de Suporte no Tratamento do Câncer

Em que Consistem os Cuidados de Suporte no Tratamento do Câncer

Os cuidados de suporte referem-se às estratégias destinadas a prevenir ou tratar os sintomas de doenças ou efeitos colaterais da terapia.

Para pacientes com doenças do sangue, os cuidados de suporte podem se referir ao recebimento de transfusões de sangue para controlar a anemia grave, tomar a dose correta de anticoagulante que não resultará em sangramento e coagulação excessiva ou ingerir medicamentos de forma diária para evitar a recaída do câncer.

Em todos esses cenários, o médico avalia as evidências disponíveis para determinar as melhores estratégias para seu paciente.

Como Funciona

Os cuidados de suporte são semelhantes aos cuidados paliativos, que geralmente são oferecidos para aliviar o sofrimento dos pacientes com câncer avançado. A diferença entre ambos é que os cuidados de suporte podem começar assim que um paciente é diagnosticado com câncer.

Para pacientes em estágio inicial, indicamos o tratamento de suporte. Para os pacientes cujo câncer não responde ao tratamento ou retorna ao estágio posterior é o tratamento paliativo. E para os pacientes próximos ao fim da vida, o último estágio é o tratamento paliativo, com abordagens para ajudar a aliviar o sofrimento.

Importância dos Cuidados de Suporte no Tratamento do Câncer

O atendimento de suporte ajuda os pacientes a lidar com uma variedade de desafios físicos e emocionais. Esses desafios são diferentes para cada paciente. Alguns pacientes têm dor e fadiga como os principais problemas. Outros têm dificuldades emocionais, espirituais ou mesmo problemas de comunicação com pais ou filhos pequenos.

O uso de cuidados de suporte tem crescido constantemente à medida que os médicos percebem cada vez mais como o câncer e seu tratamento podem ser perturbadores para os pacientes. Embora o objetivo do tratamento do câncer seja livrar-se da doença, o principal objetivo do tratamento de suporte é melhorar a qualidade de vida do paciente.

Quais são os Serviços de Cuidados de Suporte no Tratamento do Câncer

Muitos dos principais hospitais que realizam o tratamento do câncer estabeleceram centros de atendimento para fornecer serviços de atendimento de suporte. Os pacientes com câncer nesses hospitais podem perguntar à sua equipe de tratamento ou ao paciente do hospital que serviços estão disponíveis e como acessá-los.

Alguns serviços / técnicas que podem ser úteis durante o curso de seu tratamento são:

  • Fisioterapia;
  • Aconselhamento nutricional;
  • Técnicas de relaxamento (como meditação, atenção plena e ioga);
  • Massagem;
  • Acupuntura;
  • Programas de exercícios;
  • Apoio emocional à saúde (como grupos de aconselhamento e psicoterapia);
  • Apoio espiritual à saúde;
  • Suporte para preocupações práticas (incluindo assistência financeira, transporte de e para tratamentos, etc.).

A equipe de atendimento de suporte também pode encaminhar os pacientes a outros especialistas, como especialistas em tratamento da dor ou especialistas em reabilitação física. A estreita colaboração entre a equipe de atendimento de suporte, a equipe de tratamento do câncer e outros especialistas ajuda a aliviar o sofrimento dos pacientes, enquanto os pacientes recebem o melhor tratamento possível para o câncer. Cuidados de suporte também podem ajudar a melhorar o prognóstico do paciente. Saiba mais sobre o que Significa Prognóstico.

Cuidados de Suporte à Família

Outro aspecto importante do atendimento de suporte é atender às necessidades dos familiares dos pacientes, principalmente daqueles que atuam como cuidadores. O câncer e seu tratamento podem ser tão estressantes para os cuidadores quanto para os pacientes, e a equipe de assistência pode fornecer a esses cuidadores o apoio e os recursos necessários para gerenciar esse estresse.

É muito importante que os pacientes e suas famílias saibam que entendemos que há problemas de sofrimento físico, emocional, familiar e espiritual além do próprio câncer. É normal ter esses problemas quando alguém é diagnosticado com câncer. Mas esse atendimento é acessível a qualquer momento após o diagnóstico de câncer e pode lhe ajudar a passar pelo tratamento de forma mais tranquila.

Referência: American Society of Hematology

Compartilhe informação: