O Linfoma Anaplásico de Células Grandes Associado a Implantes Mamários (BIA-ALCL) é um tipo de linfoma que pode se desenvolver em torno de implantes mamários. BIA-ALCL ocorre com mais frequência em pacientes que possuem implantes mamários com superfícies texturizadas. Este é um câncer do sistema imunológico, não um tipo de câncer de mama.

A detecção precoce é importante. A remoção cirúrgica completa do implante e da cápsula circundante pode curar BIA-ALCL. Se o câncer se espalhar, entretanto, você pode precisar de radioterapia ou quimioterapia.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre esse tipo de linfoma, seus sintomas e formas de tratamento.

Linfoma Anaplásico de Células Grandes Associado a Implantes Mamários

Conteúdo do Artigo

Linfoma Anaplásico de Células Grandes Associado a Implantes Mamários

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

O linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante mamário também é chamado de BIA-ALCL. Este tipo de linfoma ocorre no fluido e tecido cicatricial (cápsula fibrosa) ao redor do implante. Em casos mais avançados, pode se espalhar para os gânglios linfáticos próximos ao seio e em outras partes do corpo. Também pode entrar na parede torácica por baixo do peito.

Neste momento, os dados indicam que BIA-ALCL afeta um número muito pequeno de pessoas que receberam implantes mamários texturizados (ásperos). No passado, a textura áspera desses implantes era escolhida para ajudar os implantes mamários a permanecerem no lugar.

Os implantes mamários lisos não são comumente associados ao BIA-ALCL. No entanto, pesquisas ainda estão em andamento para confirmar isso.

Os implantes são geralmente feitos de silicone ou solução salina. Mas o tipo de material dentro do implante não parece desempenhar um papel nesta doença. Ambos os implantes lisos e texturizados podem ser feitos de qualquer material. BIA-ALCL ocorreu em pessoas com implantes de silicone e também de solução salina.

BIA-ALCL geralmente cresce lentamente. Normalmente, tratamos cirurgicamente removendo o implante mamário e a cápsula circundante. Em casos raros, pode ser fatal.

Sintomas

Os sintomas comuns incluem:

  • Aumento da mama,
  • Dor,
  • Assimetria,
  • Nódulo na mama ou na axila,
  • Erupção cutânea sobrejacente,
  • Endurecimento da mama,
  • Grande coleção de fluido que se desenvolve tipicamente pelo menos mais de um ano após receber um implante e, em média, após 8 a 10 anos.

Para qualquer paciente que apresente esses ou quaisquer sintomas, é fundamental consultar seu médico para ser avaliadas com um exame físico e testes adicionais.

Tratamento

Quando uma mulher é diagnosticada com BIA-ALCL, seu médico irá encaminhá-la para um PET/CT para procurar qualquer doença que possa ter se espalhado por todo o corpo. Qualquer disseminação da doença determina os estágios, o que é importante para o tratamento.

Para pacientes com BIA-ALCL apenas ao redor do implante, a cirurgia é realizada para remover o implante mamário e a cápsula cicatricial ao redor do implante.

Nódulos na axila podem ser uma doença que se espalhou para os gânglios linfáticos ou ainda podem ser um aumento normal dos gânglios linfáticos. O teste dos gânglios linfáticos pode ser realizado com uma biópsia por agulha ou com uma cirurgia para remover um gânglio linfático para teste. Às vezes, testes adicionais podem incluir exames de sangue e uma biópsia de medula óssea.

Alguns pacientes com casos avançados podem necessitar de tratamento adicional com quimioterapia e, em casos raros, incluir radioterapia e/ou terapia de transplante de células-tronco.

Depois do Tratamento

Após a remoção da doença, os pacientes geralmente são acompanhados por dois anos com exames de imagem, como PET/CT, em consultas de três a seis meses. A recorrência da doença é rara após a remoção cirúrgica para doença precoce.

Considerando a Reconstrução com Implantes?

Pacientes com câncer de mama que consideram a reconstrução com implantes devem discutir os benefícios e riscos de diferentes tipos de implantes com seu médico.

Existem muitas opções de implantes mamários, como liso, texturizado, redondo, moldado, salino e silicone líquido e sólido. Um médico pode sugerir um determinado formato, superfície e preenchimento do implante para obter uma reconstrução ideal, minimizando possíveis complicações.

BIA-ALCL é um risco emergente de implantes texturizados e os pacientes devem estar cientes ao escolher o implante certo para eles.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde do seu sistema imunológico!
Reserve Agora mesmo a sua Consulta com Hematologista.