O que Não Fazer Durante a Quimioterapia. Se você está recebendo quimioterapia como parte do tratamento do câncer, provavelmente já aprendeu alguns truques para tornar a experiência mais fácil.

Seja carregando balas duras no bolso para combater a náusea ou trazendo meias quentes para se manter confortável durante uma infusão, a maioria das pessoas aprende esses truques simples conversando com suas equipes de atendimento ou observando outros pacientes.

Mas há algo que você não deveria fazer durante a quimioterapia? E há algo que você deveria tentar evitar ativamente? Continue a leitura deste artigo para saber a resposta a estas perguntas.

O que Não Fazer Durante a Quimioterapia

Não Comer Carne Crua ou Frutos do Mar

Comer matéria animal crua a qualquer momento pode aumentar o risco de contrair salmonela, E. coli e outras doenças de origem alimentar. O risco de infecção é ainda maior quando você está em tratamento contra o câncer, porque os medicamentos usados ​​para tratá-lo podem suprimir o sistema imunológico.

Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque uma Consulta com o Hematologista Agora.

Para muitos pacientes é permitido comer frutas e vegetais crus, desde que lavados. Mas se você estiver passando por quimioterapia mais intensiva, como para leucemia ou linfoma, também poderá ser instruído a evitar produtos crus.

Além disso, se um prato for servido quente, ele deve ser comido ainda quente, e não depois de ficar algum tempo em temperatura ambiente.

Evitar Alimentos que Agravam os Efeitos Colaterais do Tratamento

Alimentos duros, picantes e ácidos podem agravar as feridas na boca, que às vezes são um efeito colateral da quimioterapia. Mas comer uma laranja ou beber um copo de limonada não vai fazer mal. É interessante evitar as frutas cítricas por um tempo, se sua boca estiver sensível ou dolorida.

Você também pode evitar bebidas geladas e guloseimas congeladas, como smoothies e sorvetes, se o tipo de quimioterapia que você está recebendo causar sensibilidade ao frio.

Evite os Suplementos

Não há problema em tomar um suplemento nutricional se o seu médico prescrever. Às vezes, os pacientes com câncer precisam deles para corrigir uma deficiência de vitaminas ou ajudá-los a digerir os alimentos adequadamente. Mas não comece a tomar nada sem falar primeiro com seu médico.

Os suplementos podem parecer inofensivos mas o óleo CBD, os suplementos de ervas e até a melatonina podem potencialmente interagir com outros medicamentos, incluindo aqueles usados ​​para tratar o câncer, tornando-os menos eficazes ou até perigosos.

Não Fume nem Beba Álcool

Desencorajamos ativamente a ingestão de álcool durante a quimioterapia porque ele é processado pelo fígado. O mesmo acontece com muitos medicamentos quimioterápicos. Essa combinação pode causar tensão adicional no órgão, algo que preferimos evitar. O álcool também causa desidratação que pode piorar as náuseas e dificultar a tolerância à quimioterapia.

Fumar, vaporizar e outros produtos do tabaco também são prejudiciais ao corpo, por isso é melhor evitá-los totalmente.

Evite Exposição Excessiva aos Raios UV

É aconselhável usar roupas de proteção e protetor solar FPS 30 quando estiver ao ar livre durante o dia e evitar horários de pico de exposição, quando os raios solares estão mais fortes.

Muitos agentes quimioterápicos aumentam a suscetibilidade a queimaduras solares.

As camas de bronzeamento artificial devem ser totalmente evitadas.

Evite a Gravidez e Proteja seu Parceiro

A quimioterapia pode danificar os espermatozoides e os óvulos humanos, por isso é importante usar métodos anticoncepcionais eficazes durante o tratamento do câncer para evitar a concepção.

Também é prudente usar uma forma de barreira de proteção, como preservativos, para evitar que os parceiros sexuais sejam expostos a medicamentos quimioterápicos. A maioria dos agentes quimioterápicos saem do organismo em 48 horas, mas ainda podem estar presentes em pequenas quantidades em várias secreções corporais dentro desse período.

Não Socialize com Pessoas Doentes

Quando você está fazendo quimioterapia, seu sistema imunológico pode não funcionar tão bem como normalmente. Isso pode torná-lo mais vulnerável a infecções. Portanto, é uma boa ideia usar máscara, especialmente quando os níveis circulantes de vírus respiratórios são mais elevados.

Evite a Sobrecarga de Atividades

Um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia é a fadiga. Alguns pacientes conseguem manter muitas de suas atividades habituais apesar disso, incluindo exercícios moderados. Outros podem ter mais dificuldade em realizar tarefas domésticas.

Pode ser útil permanecer ativo durante o tratamento, mas se você estiver cansado, ouça o seu corpo, pare e descanse.

Não Guarde suas Dúvidas

A chave para um curso tranquilo de quimioterapia é uma boa comunicação entre você e sua equipe médica. Então, qualquer coisa que você esteja pensando em fazer, é sempre uma boa ideia perguntar ao seu médico hematologista de confiança.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde do seu sistema imunológico!
Reserve Agora mesmo a sua Consulta com Hematologista.