Perda de Paladar. As pessoas que estão passando por tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, geralmente relatam alterações no paladar. Essas mudanças podem incluir alimentos e bebidas com sabor amargo ou metálico, sentir-se “desanimado” por certos alimentos ou uma mudança no sabor de seus alimentos favoritos.

Alterações na percepção do paladar são especialmente importantes em doenças como o câncer. De fato, o sintoma mais angustiante em pacientes com câncer avançado são as anormalidades gastrointestinais, enquanto a alteração do paladar é o quarto sintoma mais comum após boca seca, perda de peso e saciedade precoce.

Continue a leitura deste artigo para compreender como a perda de paladar pode afetar seu tratamento e como lidar com este sintoma.

Perda de Paladar Durante o Tratamento do Câncer

Causas para a Perda de Paladar no Tratamento do Câncer

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

A radioterapia na área da cabeça e pescoço pode danificar as papilas gustativas e o olfato. Pode causar xerostomia (boca seca causada pela diminuição ou perda de saliva), que pode piorar as alterações do paladar e causar perda de interesse em comer.

Problemas dentários também podem aumentar as alterações do paladar, portanto, uma visita ao dentista pode ser necessária. Certifique-se de verificar com sua equipe médica para encontrar o melhor momento durante a terapia para consultar um dentista. A mucosite (feridas na boca) também pode causar alterações no paladar.

Impactos em sua Qualidade de Vida e Tratamento

As mudanças no paladar podem afetar seu prazer de comer ou beber. Por sua vez, você pode não comer ou beber o suficiente para uma nutrição adequada. Embora o problema com as alterações do paladar geralmente melhore com o tempo após o término da terapia, ele pode durar um ano ou mais.

O sentido do paladar é responsável pela detecção e ingestão de alimentos para cobrir as necessidades energéticas na saúde e na doença. A alteração na percepção do paladar pode levar à desnutrição, que costuma ser uma das causas frequentes de morbidade e mortalidade em pacientes com câncer.

Como Lidar com a Perda de Paladar

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a controlar as alterações do paladar e, no processo, diminuir ou prevenir a perda de peso:

  • Lave a boca antes das refeições com água salgada, água com gás ou suco de gengibre gaseificado;
  • Evite fumar, pois isso pode piorar as alterações do paladar;
  • Tente tornar os sabores de sua comida mais fortes com a adição de temperos, ervas, molhos ou alimentos em conserva;
  • Evite quaisquer aditivos ácidos se tiver feridas na boca. Embora pareça lógico que alimentos condimentados devam ser evitados com feridas na boca, pesquisas descobriram que a capsaicina (derivada da pimenta malagueta) pode ser usada para tratar a dor de feridas na boca, por isso pode ser útil para alguns;
  • Tente dominar um sabor metálico com gotas de limão ou pastilhas de menta. Para aqueles que lidam com xerostomia, isto também pode ajudar a estimular a produção de saliva;
  • Se o gosto metálico for sua preocupação, use utensílios de plástico e beba bebidas em garrafas, não em latas;
  • A carne bovina é particularmente propensa a ter um sabor metálico, então você pode substituí-la por outras formas de proteína, como frango, ovos ou laticínios;
  • Consulte um nutricionista especializado em alimentação durante o tratamento do câncer para obter ajuda com as opções de alimentos.

Alterações no paladar podem fazer você perder o interesse em comer. Algumas maneiras pelas quais você pode aumentar seu desejo ou capacidade de comer o suficiente para uma nutrição adequada incluem:

  • Faça refeições pequenas e frequentes ao longo do dia. Tenha “lanches” à mão para quando sentir fome;
  • Faça da hora da refeição uma experiência social e agradável. Convide amigos para vir na hora das refeições e comer com você;
  • Coma alimentos que você goste. Batidos, pudins e molhos podem fornecer calorias extras ou lubrificação para ajudar na alimentação;
  • A apresentação atraente dos alimentos pode aumentar o apetite. Experimente refeições que incluam alimentos de cores vivas em uma mesa posta para atrair seus outros sentidos.

Se você estiver tendo dificuldade para comer ou beber devido a alterações no paladar, informe sua equipe médica para que eles possam ajudá-lo a fazer alterações em sua rotina que favoreça uma boa alimentação.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.