Radioterapia para Tratamento da Leucemia. A quimioterapia é o tratamento primário para leucemia. Mas em certos casos, como quando a leucemia apresenta certas complicações, a radiação provavelmente será incluída no tratamento.
Neste artigo, veja como funciona o tratamento de radioterapia para leucemia, suas indicações e cuidados.
Conteúdo do Artigo
Como Funciona o Tratamento com Radiação
A radioterapia, também chamada de terapia de radiação, pode ser usada para danificar as células cancerosas, matá-las ou fazê-las crescer e se espalhar mais lentamente.
A radioterapia atua danificando o material genético (DNA) dentro das células, o que as impede de crescer e se reproduzir. Embora a radioterapia seja direcionada às células cancerosas, ela também pode danificar as células saudáveis próximas.
No entanto, os métodos atuais de radioterapia foram aprimorados, minimizando a “dispersão” para os tecidos próximos. Portanto, seu benefício (destruir as células cancerosas) supera seu risco (prejudicar as células saudáveis).
Radioterapia para Tratamento da Leucemia
A radioterapia para leucemia pode ser usada para destruir células leucêmicas ou para aliviar a dor ou desconforto causado por um aumento do fígado ou baço, ou aumento dos gânglios linfáticos.
Também pode ajudar a tratar a dor causada por lesões ósseas causadas por células de leucemia que crescem na medula óssea. A radioterapia também pode ser administrada em baixas doses antes de um transplante de células-tronco.
Tipos de Tratamento de Radiação
Radiação de Feixe Externo
A radiação por feixe externo é o tipo de radioterapia usado com mais frequência para pessoas com câncer no sangue. Um feixe de radiação focalizado é fornecido fora do corpo por uma máquina. A máquina se move ao redor do corpo para fornecer radiação de vários ângulos.
A maioria das máquinas de terapia de radiação usa feixes de fótons de uma máquina chamada acelerador linear. O mesmo tipo de radiação é usado para os raios X, mas os raios X usam doses mais baixas. Este é o tipo mais comum de radiação de feixe externo.
Em alguns centros de câncer, a radiação por feixe de prótons pode ser uma opção. Prótons são partículas com carga positiva. A radiação do feixe de prótons pode ser mais direcionada do que a radiação do feixe de fótons. Isso ajuda a minimizar os danos aos tecidos e órgãos saudáveis e pode diminuir o risco de efeitos a longo prazo e tardios. Este tipo de radioterapia é mais recente e requer uma máquina especial.
Radioterapia Craniana na LLA
A radioterapia pode ser administrada na cabeça de pessoas com leucemia linfocítica aguda (LLA), para prevenir a disseminação de células leucêmicas para o cérebro. Isso ocorre porque a maior parte da quimioterapia não chega ao cérebro.
A única maneira de levar a quimioterapia ao cérebro é injetá-la na coluna vertebral (quimioterapia intratecal). Seu médico decidirá juntamente com você qual método será realizado, a quimioterapia intratecal ou a radioterapia craniana.
Dose e Duração do Tratamento
A dose (quantidade total) de radiação utilizada durante o tratamento depende de vários fatores em relação às condições do paciente, doença e motivo do tratamento, e é estabelecida pelo seu médico hematologista, juntamente com um oncologista de radiação.
Você pode receber radioterapia durante uma série de consultas, distribuídas por várias semanas (de duas a 10 semanas, em média). Essa abordagem, chamada de fracionamento de dose, diminui os efeitos colaterais. A radiação do feixe externo não o torna radioativo.
Antes do Tratamento
Você precisará se preparar para a radioterapia passando por uma “simulação” para que o técnico possa determinar as maneiras mais eficazes de direcionar a radiação e posicioná-lo durante o tratamento.
Para a simulação, membros da equipe de radiação oncológica medem seu corpo e às vezes marcam sua pele para garantir que a radiação seja direcionada para a mesma parte do corpo durante cada sessão de tratamento.
Durante o Tratamento
Você não deve sentir nenhuma dor ou desconforto durante uma sessão de tratamento de radiação. No entanto, você pode precisar ficar na mesma posição por vários minutos durante a sessão, o que é desconfortável para alguns pacientes.
São utilizados escudos, que protegem certas partes do corpo, como os testículos ou ovários, da radiação. Provavelmente, você passará de 20 a 30 minutos na área de tratamento, embora a exposição real à radiação dure apenas alguns minutos.
Quando você recebe a radiação, a equipe de tratamento sai da sala e fica atrás de uma barreira protetora para protegê-los de exposições repetidas. Eles ainda podem ouvi-lo e vê-lo através de uma janela ou de uma câmera de circuito fechado de televisão. Você pode conversar com eles durante o tratamento e relatar qualquer desconforto ou necessidades especiais.
Entre as sessões, informe a sua equipe de tratamento sobre qualquer desconforto que você sinta para que possam fazer alterações, se necessário.
Depois do Tratamento
Durante e após a radioterapia, você precisa descansar bastante e seguir uma dieta nutritiva. Comer bem durante e após a terapia do câncer pode ajudá-lo a lidar com os efeitos colaterais, combater infecções, reconstruir tecidos saudáveis e manter o peso e a energia do corpo. Acima de tudo, uma dieta nutritiva combinada com exercícios regulares promove o bem-estar geral.
Siga o conselho do seu médico sobre como cuidar da pele exposta à radiação. Para ajudar a curar a pele danificada:
- Tomar banho com água morna;
- Proteger a área danificada do sol;
- Usar roupas soltas;
- Obtenha orientação médica antes de usar produtos para a pele nas áreas afetadas.
Alguns efeitos colaterais podem aparecer meses ou até anos após o tratamento.
Com base no local onde a radiação é administrada, seu médico terá uma ideia melhor de quais são os possíveis efeitos colaterais de longo prazo, quais sintomas você deve observar e qual tratamento realizar para esses efeitos.