Sistema Linfático

Componente do sistema circulatório, o sistema linfático consiste em uma complexa rede de vasos, tecidos e órgãos. Sua função é manter o equilíbrio de fluidos no corpo, coletando excesso de fluidos e material particulado dos tecidos e depositando-os na corrente sanguínea, o que favorece a regulação da pressão nos tecidos. Também ajuda a defender o corpo contra infecções, fornecendo células de combate a doenças: os chamados linfócitos e na absorção de gorduras da dieta no intestino.

Há evidências crescentes de que o sistema linfático também contribui para várias doenças, como linfedema, metástase de câncer e diferentes distúrbios inflamatórios.

  • Estrutura e Funções
  • Linfonodos
  • Doenças e Distúrbios

As doenças mais comuns do sistema linfático são o aumento dos gânglios linfáticos (conhecido como linfadenopatia), inchaço devido ao bloqueio linfonodal (também chamado de linfedema) e cânceres envolvendo o sistema linfático.
Quando as bactérias são reconhecidas no fluido linfático, os gânglios linfáticos produzem mais linfócitos, o que pode causar inchaço. Os gânglios linfáticos inchados podem ser sentidos no local. Mais exemplos de doença do sistema linfático são:

  • Linfoma – câncer do sistema linfático;
  • Doença de Castleman – grupo de distúrbios inflamatórios que causam o aumento dos linfonodos e pode resultar em disfunção de múltiplos órgãos;
  • Linfangiomatose – doença que envolve vários cistos ou lesões formadas por vasos linfáticos;
  • Pedras nas amígdalas – outro problema que pode acontecer no sistema linfático. Pequenos fragmentos de detritos capturados nas amígdalas e glóbulos brancos atacam os detritos e deixam para trás um biofilme rígido que respira oxigênio.

Alguns distúrbios linfáticos são genéticos, enquanto outras ocorrem devido a crescimento descontrolado (câncer), bloqueio, infecção ou inflamação.

Navegue pelo nosso site para conhecer melhor o sistema linfático e marque uma consulta conosco para solucionar suas dúvidas.

O que é Câncer Linfoide? Como o Câncer se Desenvolve nas Células Linfoides
O que é Câncer Linfoide? O linfoma é um tipo de câncer que se desenvolve nas células linfoides. Leucemia Linfoide[...]
Linfoma Primário do Sistema Nervoso Central
O linfoma primário do sistema nervoso central (SNC) é uma forma incomum de linfoma não-Hodgkin, onde células malignas se formam[...]
Linfoma de Células T – Causas, Sintomas, Diagnóstico e Estadiamento
Os linfomas são denominados a partir de uma descrição da célula normal que leva ao câncer. Os linfomas que surgem[...]
Quais as Diferenças entre Linfoma de Hodgkin e Linfoma não Hodgkin?
Quais as Diferenças entre Linfoma de Hodgkin e Linfoma não Hodgkin?: Apesar dos nomes semelhantes, existem algumas diferenças entre o[...]
Classificação e Estadiamento dos Linfomas não-Hodgkin
Classificação e Estadiamento dos Linfomas não-Hodgkin: O estadiamento dos linfomas não-Hodgkin é uma maneira de descrever onde as células neoplásicas[...]
HONcode – Dr Marcel
Você sabia que agora o site de hematologia do Dr. Marcel Brunetto está de acordo com as normas e possui[...]