Terapia Direcionada no Tratamento do Linfoma não Hodgkin. Terapia direcionada (também chamada de terapia biológica) consiste no uso de medicamentos que usam características únicas do câncer para encontrar e destruir células cancerígenas.

Com a leitura deste artigo, você compreenderá o que é a terapia direcionada, em que consistem os anticorpos monoclonais e o uso desta abordagem terapêutica no tratamento do linfoma não Hodgkin.

Terapia Direcionada no Tratamento do Linfoma não Hodgkin

O que É Terapia Direcionada?

Entre as Abordagens de Tratamento dos Linfomas, a terapia direcionada interrompe a ação de moléculas que são fundamentais para o crescimento das células cancerígenas. Assim, afeta mais as células cancerígenas do que as células normais. A ação específica da terapia direcionada difere da quimioterapia tradicional, que afeta todas as células de rápido crescimento.

Existem dois tipos principais de terapia direcionada. O primeiro é composto por moléculas, pequenas o suficiente para entrar nas células. O segundo tipo são os anticorpos monoclonais, que são grandes demais para entrar nas células. Em vez disso, os anticorpos monoclonais afetam alvos fora das células ou alvos na superfície das células.

Terapia Direcionada para Linfoma não-Hodgkin (LNH)

O principal tipo usado para o tratamento do linfoma não hodgkin são os anticorpos monoclonais. Eles visam e destroem células sanguíneas chamadas linfócitos. Isso reduz o número de linfócitos anormais (células de linfoma) e linfócitos saudáveis no corpo. Quando o tratamento termina, o nível de linfócitos saudáveis ​​retorna gradualmente ao normal.

Terapia Direcionada com Anticorpos Monoclonais

Anticorpos fazem parte da defesa natural do organismo contra infecções. Eles reconhecem células nocivas e as destroem. Anticorpos monoclonais são substâncias fabricadas pelo homem destinadas a atingir certos tipos de células. Tratamentos de anticorpos monoclonais para LNH são projetados para atacar e destruir os linfócitos.

A terapia direcionada mais comumente usada para tratar o LNH é chamada rituximabe. Pode tratar vários tipos de LNH de células B, incluindo linfoma difuso de grandes células B e linfoma folicular.

O Rituximabe é utilizado para tratar alguns tipos de linfomas de célula B, incluindo os dois tipos mais comuns: linfoma folicular e linfoma difuso de grandes células B. O rituximabe pode ser administrado isoladamente ou em combinação com quimioterapia.

Seu mecanismo de ação consiste em se ligar a uma proteína chamada CD20 na superfície dos linfócitos das células B. Isso estimula a defesa natural do corpo (o sistema imunológico) para atacar e destruir os linfócitos. Por causa disso, esta abordagem terapêutica também é conhecida como imunoterapia.

Rituximabe como Tratamento de Manutenção

Para alguns tipos de LNH, o tratamento com rituximabe continua após o linfoma estar em remissão. O objetivo é manter o linfoma afastado pelo maior tempo possível. Pode ser administrada a cada 2 a 3 meses por até 3 anos, ou enquanto estiver mantendo o linfoma em remissão.

Efeitos Adversos da Terapia Direcionada

Às vezes, o paciente pode apresentar reações adversas enquanto recebem um anticorpo monoclonal, ou logo depois. Os sintomas de uma reação podem incluir:

  • Febre;
  • Tremores;
  • Erupção cutânea;
  • Pressão sanguínea baixa;
  • Náusea.

É mais provável que ocorra uma reação na primeira vez que o paciente faça o tratamento. Nestes casos podem ser administrados outros medicamentos que ajudem a reduzir qualquer reação que aconteça. Com isso, as reações geralmente são mais leves nas próximas infusões.

Os anticorpos monoclonais também podem reduzir temporariamente o número de glóbulos brancos normais no sangue. Durante esse período, torna-se mais provável o paciente contrair uma infecção e se cansar facilmente.

Outras Terapias Direcionadas

Pessoas com alguns tipos mais raros de LNH podem receber outros tipos de Terapia Direcionada no Tratamento do Linfoma não Hodgkin como parte de sua terapêutica. Converse com o seu médico hematologista de confiança sobre a indicação desta terapia para seu caso.

Referência: mAbxience

Compartilhe informação: