Complicações da Policitemia Vera. Policitemia vera (PV), uma doença rara do sangue que envolve uma superprodução de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Como a PV pode fazer com que o sangue engrosse, é uma doença séria, mas geralmente controlável.

Só porque você tem PV não significa que terá complicações, no entanto, é importante ficar atento às condições pelas quais você pode estar em risco aumentado.

Complicações da Policitemia Vera

Complicações da Policitemia Vera

Se você tem PV, a espessura do seu sangue e a redução do fluxo sanguíneo podem causar sérios problemas de saúde.

Isquemias Cerebrais, Cardíacas ou Pulmonares

Cerca de 30% das pessoas que têm policitemia vera desenvolvem coágulos sanguíneos nas veias e artérias. Na verdade, os coágulos costumam ser o sintoma que leva ao diagnóstico.

Os coágulos se formam porque o sangue mais espesso flui mais lentamente pelo corpo e, combinado com as células sanguíneas extras, aumenta a probabilidade de formação de aglomerados. Os coágulos sanguíneos podem causar AVC, ataque cardíaco ou embolia pulmonar, que é uma obstrução nas artérias do pulmão.

O seu médico pode prescrever diversas abordagens terapêuticas para diminuir o risco destes acontecimentos, incluindo medicamentos anticoagulantes, medicamentos que reduzem a taxa de produção de células sanguíneas e tratamentos que reduzem a quantidade de sangue extra no seu corpo.

Aumento do Baço

Muitas pessoas que têm PV desenvolverão um baço aumentado. O baço filtra o sangue, portanto, quando você tem policitemia vera, o excesso de células tende a se acumular nesse órgão.

Os sintomas de um baço dilatado incluem desconforto, dor ou plenitude no lado superior esquerdo do abdômen, indigestão e perda de apetite. Um baço aumentado pode causar infecção e, em alguns casos, ruptura.

Seu médico tentará tratar a causa do aumento e removerá o órgão somente se for necessário.

Coceira e outros Problemas de Pele

A policitemia vera pode causar coceira na pele quando, por exemplo, ela esfria após um banho quente ou depois de dormir em uma cama quente.

Podemos tratar a coceira com anti-histamínicos, cremes tópicos ou luz ultravioleta. Os antidepressivos também podem ajudar a parar a coceira, então seu médico pode prescrever esta medicação, mesmo se você não estiver deprimido.

A PV também pode causar uma sensação de queimação ou formigamento na pele, especialmente nos braços, pernas, mãos ou pés, para os quais o médico também pode prescrever medicamentos.

Pessoas com policitemia vera costumam ter pele vermelha, bem como vermelhidão nas palmas das mãos, solas dos pés, lóbulos das orelhas e olhos.

Problemas Gastrointestinais

A policitemia vera também pode causar várias complicações estomacais e digestivas. Um deles é o desenvolvimento de úlceras pépticas, que são feridas no revestimento do estômago, esôfago ou intestino delgado, que podem sangrar.

O médico pode tratar suas úlceras com medicamentos que protegem o revestimento do trato gastrointestinal e outros medicamentos que reduzem a produção de ácido ou antiácidos, que neutralizam os ácidos.

Gota

A alta renovação dos glóbulos vermelhos em pessoas com PV pode aumentar a quantidade de ácido úrico no sangue, o que pode causar gota, uma inflamação dolorosa das articulações.

A gota costuma afetar o dedão do pé, mas também pode atingir outras articulações. Existem medicamentos que reduzem a quantidade de ácido úrico no sangue e também pílulas e tratamentos que reduzem a inflamação. Níveis anormalmente elevados de ácido úrico também podem causar cálculos renais.

Outras Doenças do Sangue

Embora seja incomum, a PV pode levar aos seguintes distúrbios do sangue:

  • Mielofibrose – Aproximadamente 15% dos pacientes com PV desenvolvem mielofibrose, um distúrbio progressivo da medula óssea em que a medula óssea é substituída por tecido cicatricial. Você também pode ficar anêmico e ter fígado ou baço aumentados. O resultado para pessoas com mielofibrose varia amplamente.
  • Síndromes mielodisplásicas – as síndromes mielodisplásicas são um grupo de cânceres nos quais as células-tronco não amadurecem ou funcionam como deveriam, portanto não produzem células sanguíneas saudáveis ​​em número suficiente. O tratamento pode incluir quimioterapia e transfusões de sangue, bem como cuidados de suporte e, em alguns casos, um transplante de medula óssea.
  • Leucemia Mieloide Aguda (LMA) – Em uma quantidade ainda menor de casos, as pessoas podem desenvolver LMA, outro tipo de câncer do sangue.

Existem muitos tratamentos para a policitemia vera, bem como maneiras de diminuir o risco de complicações. Converse com seu médico hematologista de confiança sobre as opções para manter a PV gerenciada e sua vida nos trilhos.

Referência: AJMC Journals

Compartilhe informação: