Efeitos Colaterais do Tratamento do Linfoma de Células B. Os tratamentos que você toma para o linfoma de células B às vezes podem trazer efeitos colaterais, mas há muitas maneiras de controlá-los.

A forma como você reage depende do tipo específico de tratamento, da dose e da sua saúde geral. A maioria das pessoas com linfoma de células B fará algum tipo de quimioterapia. Você também pode precisar de imunoterapia, radiação, terapia direcionada ou transplante de células-tronco (medula óssea).

Continue a leitura deste artigo para compreender o que esperar e algumas dicas que podem deixá-lo mais confortável durante o tratamento.

Principais Efeitos Colaterais do Tratamento do Linfoma de Células B

Náusea e Vômito

A quimioterapia pode causar náuseas e vômitos, mas não é um dado confirmado em todos os pacientes.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

Se isso acontecer com você, seu médico poderá prescrever medicamentos anti-náuseas. Pergunte-lhe sobre acupuntura, que também pode lhe proporcionar algum alívio.

Fadiga

Este sintoma é mais do que estar cansado. A fadiga relacionada ao câncer pode fazer você se sentir fraco e exausto, e mesmo descansar mais pode não ajudar muito. Embora seja comum, não ignore. Seu médico pode precisar solicitar exames de sangue para identificar a causa específica. Por exemplo, você pode ter falta de certas vitaminas ou ficar anêmico.

Para obter mais energia, faça exercícios leves e ajuste sua dieta (talvez com a ajuda de um nutricionista). Você também pode precisar reservar um tempo em sua agenda para descanso extra, incluindo cochilos.

‘Cérebro de Quimio’

Algumas pessoas dizem que a quimioterapia as faz sentir-se mentalmente confusas. Você pode ter dificuldade em se concentrar ou lembrar das coisas.

Para lidar com esses problemas, tente escrever notas que possam lembrá-lo de tarefas importantes. Ou guarde itens comumente perdidos, como suas chaves, no mesmo lugar todos os dias.

Aftas

Quimioterapia, transplante de células-tronco e radiação têm o potencial de causar feridas na boca, que podem ser dolorosas. Mantenha a boca úmida para obter alívio. Beba muita água e chupe pedaços de gelo.

Se você tiver feridas, pergunte ao seu médico sobre prescrever uma fórmula de enxaguante bucal que um farmacêutico pode preparar para você. Existem versões diferentes, mas geralmente contém um agente anestésico junto com ingredientes para matar bactérias e fungos, combater a inflamação e revestir o interior da boca.

Perda de Cabelo

Este é um efeito colateral comum da quimioterapia, embora nem sempre aconteça.

Embora você não possa evitar, seja gentil com seu cabelo. Por exemplo, lave com um xampu suave a cada poucos dias e coloque óleo mineral no couro cabeludo se estiver seco.

Se você perder o cabelo, pode usar lenço, bandana ou peruca. Algumas pessoas gostam de cortar o cabelo curto ou raspar a cabeça antes de começarem a perder cabelo.

Lembre-se de que sua queda de cabelo é temporária. Ele volta a crescer depois que você termina o tratamento, embora possa ter uma textura diferente quando isso acontece.

Infecções

O tratamento do câncer pode reduzir o sistema imunológico – a defesa do corpo contra os germes. Isso torna mais fácil para você ficar doente. Para reduzir as chances de uma infecção, seu médico pode prescrever fatores de crescimento, que ajudam a produzir glóbulos brancos.

Existem algumas coisas que você pode fazer para se manter saudável. Lave as mãos com frequência, evite multidões e fique longe de pessoas doentes. Limpe também quaisquer arranhões ou feridas imediatamente.

Ligue para seu médico imediatamente se notar algum sinal de infecção, como dor de garganta, diarreia ou febre.

Dano Nervoso

Alguns tipos de tratamento podem causar danos aos nervos. Informe o seu médico se sentir dor, dormência ou formigamento.

Você pode precisar de medicamentos ou vitaminas. Enquanto isso, tome medidas para se manter seguro. Use pegadores de panela enquanto cozinha, livre-se de tapetes em que você possa tropeçar e mantenha os quartos, corredores e escadas de sua casa bem iluminados.

Febre, Calafrios e Coceira

Infusões de imunoterapia costumam fazer parte do tratamento para o linfoma de células B. Muitas pessoas apresentam reações como febre, calafrios, tremores, coceira, pressão arterial baixa ou dor de cabeça durante a primeira infusão.

O seu médico irá observá-lo de perto enquanto você recebe tratamento. Se necessário, um técnico pode interromper o gotejamento intravenoso enquanto você recebe mais medicamentos para aliviar esses efeitos colaterais.

É improvável que você continue a ter efeitos colaterais depois de terminar a infusão e sair do hospital.

Pele Vermelha, Dolorida ou com Bolhas

A radiação pode causar reações na pele, especialmente depois de alguns tratamentos. Peça conselhos ao seu médico sobre a melhor forma de proteger sua pele.

Provavelmente você será instruído a lavar suavemente a área com sabonete para bebês ou água pura e secar. Não use creme ou pó na área, a menos que sua equipe de saúde recomende.

Se você passar algum tempo fora de casa, use protetor solar com FPS alto ou cubra-se com roupas.

Danos aos Órgãos

Dependendo do seu tratamento e condições de saúde, seu médico pode ficar atento a danos ao coração, rins, fígado e pulmões, para ajustar sua dose ou tratamento.

Síndrome de Liberação de Citocinas (SRC)

Esta é uma condição que você pode desenvolver se for tratado com terapia com células T CAR, um tipo de imunoterapia. Se você tem síndrome de liberação de citocinas, pode apresentar sintomas como:

  • Febre;
  • Náusea;
  • Dor de cabeça;
  • Irritação na pele;
  • Batimento cardíaco rápido;
  • Pressão sanguínea baixa;
  • Problemas respiratórios.

Um caso grave de SRC pode ser fatal. Se isso acontecer com você, será tratado no hospital, muitas vezes na UTI.

É importante considerar que nem todos estes efeitos colaterais acontecem com todos os pacientes. Seu médico hematologista de confiança estará sempre atento ao seu tratamento e possíveis efeitos que possa causar, para recomendar a melhor conduta para o seu caso.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.