A biópsia de linfonodos é um dos passos mais importantes no diagnóstico do linfoma. Envolve a remoção de uma amostra de tecido de um gânglio linfático, geralmente realizada por um cirurgião. As células são então examinadas ao microscópio.

Uma biópsia de linfonodo é usada para confirmar o diagnóstico de linfoma, saber mais sobre o tipo de linfoma ou, em outros tipos de câncer, identificar se a doença está se espalhando para os gânglios linfáticos.

Neste artigo, saiba mais sobre a Biópsia de Linfonodos, seus tipos e quando há necessidade de realizar este procedimento.

Biópsia de Linfonodos

Tipos de Biópsia de Linfonodos

Recupere a Saúde da sua Medula Óssea!
Agende uma Consulta com Hematologista Hoje.

Existem diferentes tipos de biópsia, incluindo:

Biópsia Excisional

Uma biópsia excisional remove um linfonodo inteiro. Este é o tipo mais comum de biópsia, que envolve a realização de uma pequena cirurgia.

Se o linfonodo estiver perto da superfície da pele, você precisará de um anestésico local (a área ficará dormente, então você não poderá sentir nada, mas não estará completamente adormecido). Se o linfonodo estiver mais profundo dentro do corpo, talvez seja necessário uma anestesia geral (onde você estará dormindo durante o procedimento).

A biópsia excisional do linfonodo é a melhor opção investigativa, pois coleta a quantidade de tecido mais adequada para análise ao microscópio.

Pode ser necessário realizar exames de imagem (como Ressonância Magnética) antes da biópsia. Isso guiará o cirurgião para o local exato em que a biópsia deve ser realizada. Uma vez que o linfonodo é removido, ele é enviado para um laboratório para exame. A região onde o linfonodo estava será suturada e coberta com um curativo.

Você receberá informações sobre como cuidar da incisão. Na maioria dos casos, você poderá ir para casa no mesmo dia em que fizer o procedimento. É aconselhável ter alguém para buscá-lo e levá-lo para casa. Se você receber uma anestesia geral, não poderá dirigir.

Biópsia Incisional

Uma biópsia incisional remove parte de um linfonodo. É frequentemente usada quando os linfonodos são grandes por estarem inchados ou emaranhados. O procedimento é semelhante ao de uma biópsia excisional, embora apenas parte de um linfonodo seja removida.

Biópsia por Agulha Grossa

Uma biópsia por agulha grossa coleta uma pequena amostra de um linfonodo.

Geralmente, é feita usando um anestésico local para tornar a área dormente. A área será limpa e, em seguida, o médico insere uma agulha oca e removerá um pequeno pedaço de tecido do linfonodo.

Se o nódulo estiver próximo à pele, o médico toca a região para identificar a área que deve ser biopsiada. Se o linfonodo for mais profundo, uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada podem ajudar o médico a localizar o melhor local para coletar a amostra.

Um curativo será colocado no local. Geralmente você pode ir para casa após o procedimento.

Aspirado por Agulha Fina

Um aspirado por agulha fina é feito, ocasionalmente, quando suspeitamos que você possa ter linfoma. Esta é muitas vezes a primeira biópsia que seu médico pode pedir.

Um aspirado com agulha fina usa uma agulha oca muito fina presa a uma seringa para retirar uma pequena quantidade de fluido e pedaços muito pequenos de tecido do tumor. O médico irá inserir uma agulha por cerca de 30 segundos.

Da mesma forma que no aspirado por agulha grossa, se o nódulo estiver próximo à pele, o médico toca a região para identificar a área que deve ser biopsiada. Se o linfonodo for mais profundo, uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada podem ajudar o médico a localizar o melhor local para coletar a amostra.

Embora um aspirado com agulha fina possa ajudar no diagnóstico de linfoma, por si só não é suficiente. Testes adicionais, como uma biópsia excisional ou incisional, serão necessários para confirmar o diagnóstico de linfoma.

O que Acontece Após a Biópsia?

A área biopsiada será coberta por um curativo de proteção e a equipe médica lhe dará instruções sobre como cuidar da área. A área deve ser monitorada para qualquer sangramento, inchaço ou sinais de infecção, como corrimento ou febre. É importante que contacte o seu médico imediatamente se notar quaisquer sinais de infecção.

Resultados

Pode levar alguns dias para obter os resultados do teste. Muitas vezes, são realizados vários testes nas amostras e, enquanto isso está sendo feito, seu médico pode solicitar outros exames, como exames de sangue ou exames de imagem.

Se a biópsia descartar o câncer, seu médico pode solicitar exames adicionais para determinar a causa de seus linfonodos aumentados.

Resultados anormais de uma biópsia de linfonodo também podem significar que você tem uma infecção ou distúrbio do sistema imunológico.

Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre o que esperar de sua biópsia de linfonodo ou seus resultados.

Este conteúdo tem apenas o objetivo de fornecer informações sobre o procedimento de biópsia de linfonodos. Não realizamos esse procedimento em nosso consultório. Para a realização de exames como este, indicamos os hospitais em que atendemos.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque sua Consulta com Hematologista Hoje!