A biópsia de medula óssea é um exame realizado para detectar a causa para as células sanguíneas estarem anormais, em pouca ou grande quantidade. Através deste exame, é possível fazer o diagnóstico e acompanhar a evolução de doenças como linfoma, mieloma múltiplo e mielodisplasias, ou mesmo identificar infecções e metástases de outros tipos de tumores.

Com a leitura deste artigo, conheça melhor o exame de medula óssea, suas indicações e como é realizado.

Biópsia de Medula Óssea

Seu médico usa um teste de medula óssea para examinar o fluido e o tecido em sua medula. Os testes ajudam a determinar se o câncer ou outra doença está afetando as células do sangue ou a medula, bem como a extensão da doença. Algumas alterações nas células sanguíneas podem ser detectadas em amostras de medula antes de serem vistas nas amostras de sangue.

As amostras são examinadas ao microscópio para detectar quaisquer alterações cromossômicas (análise citogenética) e outras alterações nas células.

Para pacientes que já estão em tratamento contra o câncer, os testes periódicos da medula podem revelar se a função da medula está começando a voltar ao normal. Isso geralmente é feito em combinação com uma análise diferencial de leucócitos.

Aspirado e Biópsia de Medula Óssea

Existem duas formas diferentes de extrair amostras da medula óssea:

• Aspirado de medula óssea, no qual é feita a sucção do líquido e das células, por meio da inserção de uma agulha na medula óssea;
  • Biópsia propriamente dita, na qual é feita a remoção de um pedaço intacto da medula óssea com um dispositivo para perfuração.

O aspirado revela quais células presentes na medula óssea são normais e anormais. A biópsia revela a quantidade de células presentes na medula óssea e onde elas estão localizadas. Este exame, também conhecido por mielograma, costuma ser feito para complementar o aspirado, quando este não apresenta informações suficientes sobre a medula óssea.

Ambos os exames são solicitados pelo hematologista. Os dois tipos de análise são normalmente coletados do quadril, podendo raramente coletar os aspirados do osso esterno.

Quando é Necessário

O exame detecta se a medula apresenta pouquíssimas células ou se está excessivamente cheia; se existem substâncias indevidas, como ferro ou fibrose e também observa a presença de quaisquer células anormais. Por este motivo, ele pode ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças, como:

A biópsia da medula também pode ser realizada para identificar o estágio de alguns tipos de câncer, verificar quais órgãos foram atingidos pela doença, além de pesquisar causas de processos infecciosos, como da doença granulomatosa crônica.

Como é Realizado

O procedimento pode ser feito no consultório médico, em um leito do hospital ou no centro cirúrgico, de acordo com o estado de saúde do paciente. Pode ser realizado com anestesia local ou com uma leve sedação, quando o paciente não consegue colaborar com o exame.

A extração começa com a limpeza, esterilização e anestesia da pele sobre o osso. O médico introduz uma agulha grossa, específica para este exame, através da pele, até alcançar a parte interna do osso.

É retirada uma amostra da medula óssea, que será colocada em lâminas ou tubos de laboratório para serem analisadas. O procedimento demora alguns minutos, costuma causar dor leve seguida de pequeno desconforto, mas não causa danos duradouros ao osso.

Cuidados após o Exame

A biópsia da medula, assim como o mielograma, são procedimentos seguros e raramente causam complicações, como sangramentos e manchas roxas na pele. Contudo, é comum o paciente sentir dor durante o exame, até 1 a 3 dias após sua realização.

O paciente pode retomar suas atividades normais poucos minutos após o exame, mas é recomendado permanecer em repouso no dia em que foi realizado o procedimento. Não há necessidade de alterações na alimentação, nem o uso de medicamentos. O curativo no local da picada pode ser retirado entre 8 e 12 horas após o exame.

Este conteúdo tem apenas o objetivo de fornecer informações sobre o procedimento de biópsia da medula óssea. Não realizamos esse procedimento em nosso consultório. Para a realização de exames como este, indicamos os hospitais em que atendemos.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 26 de out de 2018 e Atualizado em: 26 de nov de 2021