Cuidados de Acompanhamento de Linfoma não-Hodgkin. Todos os pacientes que estão em remissão de linfoma não-Hodgkin devem continuar a ser monitorados por avaliação clínica determinada pelo seu médico.

Estes cuidados de acompanhamento são importantes tanto nas formas agressivas quanto nas indolentes de linfoma não-Hodgkin porque, se a doença recorrer, as opções curativas ainda estarão disponíveis para muitas pessoas.

Continue a leitura deste artigo para compreender quais são os cuidados de acompanhamento após o tratamento do Linfoma não-Hodgkin.

Em que Consistem os Cuidados de Acompanhamento de Linfoma não-Hodgkin

Os cuidados de acompanhamento precisam ser individualizados e baseados em vários fatores, incluindo a forma como a doença se manifestou inicialmente. A frequência das consultas clínicas, exames laboratoriais e tomografias computadorizadas ou outros exames de imagem devem ser discutidas com o médico responsável pelo tratamento.

Recupere a Saúde da sua Medula Óssea!
Agende uma Consulta com Hematologista Hoje.

A avaliação periódica do estado de saúde do paciente, da contagem de células sanguíneas e, se indicada, da medula óssea, é importante. Com o tempo, o intervalo entre as avaliações pode ser prolongado, mas as avaliações devem continuar indefinidamente para a maioria dos pacientes.

Agendamento de Visitas de Acompanhamento

Geralmente você tem consultas de acompanhamento para verificar como está e ver se tem algum problema ou preocupação. As consultas também lhe dão a oportunidade de levantar quaisquer preocupações que tenha sobre o seu progresso.

As visitas de acompanhamento para linfoma não-Hodgkin são geralmente agendadas regularmente a cada poucos meses durante pelo menos o primeiro ano e depois gradualmente com menos frequência.

Para linfomas de crescimento rápido (agressivos), as consultas de acompanhamento acontecem com bastante frequência durante os primeiros 3 anos e com menos frequência depois disso. Existem muito poucas recorrências após 5 anos de término do tratamento para linfomas agressivos, portanto as visitas regulares podem não continuar após 5 anos.

Para linfomas de crescimento lento (indolentes), as consultas regulares de acompanhamento geralmente continuam durante toda a vida da pessoa.

Durante as Visitas de Acompanhamento

Durante uma consulta de acompanhamento, sua equipe de saúde geralmente fará perguntas sobre os efeitos colaterais do tratamento e como você está lidando com a situação. Eles também podem perguntar se você tem algum novo sintoma e se suas imunizações estão em dia.

Seu médico pode fazer um exame físico, incluindo:

  • Medir sinais vitais em busca de febre, falta de ar e taquicardia;
  • Sentir áreas do pescoço, axilas e virilha em busca de gânglios linfáticos inchados (aumentados);
  • Sentir o abdômen em busca de órgãos aumentados;
  • Verificar a saúde óssea em busca de sensibilidade ou dor.

Os testes geralmente fazem parte dos cuidados de acompanhamento. Você pode realizar exames como:

  • Hemograma completo para verificar se há contagens anormais de células sanguíneas;
  • Testes químicos do sangue para mostrar quão bem certos órgãos estão funcionando;
  • Exames de imagem, como radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom para obter informações úteis sobre o baço, fígado ou gânglios linfáticos;
  • Aspiração e biópsia da medula óssea para acompanhamento após os resultados dos exames de sangue ou se novos sintomas se desenvolverem.

Se for encontrada uma recorrência, sua equipe de saúde irá avaliá-lo para determinar as melhores opções de tratamento.

Não Preocupe-se com Seu Check-up

Muitas pessoas acham seus check-ups bastante preocupantes. Uma consulta no hospital pode trazer de volta qualquer ansiedade que você sentia em relação ao câncer.

Pode ajudar contar a alguém próximo como você está se sentindo. Compartilhar suas preocupações pode fazer com que elas não pareçam tão esmagadoras. Muitas pessoas também acham útil receber aconselhamento psicológico após o tratamento do câncer.

Mas o que recomendamos é não se preocupar com os resultados dos exames nestes momentos. Se houver uma recorrência, você já está preparado para enfrentar esta nova etapa de tratamento e seu médico hematologista de confiança vai lhe orientar quanto aos próximos passos a serem seguidos.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde do seu sistema imunológico!
Reserve Agora mesmo a sua Consulta com Hematologista.