A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de certos medicamentos.
Ao longo deste artigo, saiba mais informações sobre esta condição, suas causas e quando ela pode representar um problema.
Conteúdo do Artigo
Plaquetas Baixas no Sangue
As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células sanguíneas incolores que ajudam na formação do coágulo sanguíneo. Estas células param o sangramento, aglomerando-se e formando uma espécie de rede nas lesões dos vasos sanguíneos.
A trombocitopenia significa que não há plaquetas suficientes na circulação sanguínea. Isto pode não causar nenhum problema de saúde, mas quando o paciente tem sintomas como sangramento excessivo ou hemorragias, pode ser necessário iniciar tratamentos que ajudem a controlar estes sangramentos.
Causas
A trombocitopenia pode acontecer quando o corpo não produz plaquetas em quantidade suficiente, ou se elas forem destruídas mais rapidamente do que podem ser feitas.
O organismo pode não produzir plaquetas suficientes, nas seguintes condições:
- Doença do sangue que afeta a produção de células sanguíneas pela medula óssea;
- Doenças hereditárias, como a síndrome de Wiskott-Aldrich ou May-Hegglin;
- Vírus como catapora, caxumba, rubéola, HIV ou Epstein-Barr;
- Quimioterapia ou radioterapia, tratamento do câncer, pois destrói as células-tronco que formam plaquetas;
- Contato com produtos químicos, como pesticidas e arsênico, que retardam o processo de produção de plaquetas.
O organismo pode destruir muitas plaquetas, nas seguintes condições:
- Doenças auto-imunes, como lúpus ou púrpura trombocitopênica idiopática, em que o próprio corpo ataca células saudáveis;
- Uso de antibióticos que contenham sulfa, o anticoagulante heparina e substâncias anticonvulsivas, como fenitoína e vancomicina;
- Doenças raras que formam coágulos sanguíneos no organismo, como púrpura trombocitopênica trombótica e coagulação intravascular disseminada;
- Vírus como o vírus Epstein-Barr, hepatite C e HIV.
Quando me Preocupar com Plaquetas Baixas no Sangue
Casos leves de trombocitopenia, como quando uma baixa contagem de plaquetas é causada pela gravidez, geralmente não causam nenhum sintoma. Casos mais graves, no entanto, podem causar sangramento incontrolável, o que requer atenção médica imediata.
Marque uma consulta com o médico hematologista, se observar algum sinal de alerta, como os seguintes:
- Hematomas vermelhos, roxos ou marrons, que ocorrem frequentemente;
- Erupção cutânea com pequenos pontos vermelhos ou roxos;
- Hemorragias nasais frequentes;
- Sangramento nas gengivas;
- Sangramento de feridas que duram por um período prolongado ou não para por conta própria;
- Sangramento menstrual intenso;
- Presença de sangue nas fezes ou na urina.
Em casos mais graves e raros, pode haver sangramento internamente, ou no sistema nervoso central. Se tiver uma contagem baixa de plaquetas e sentir dores de cabeça ou quaisquer problemas neurológicos, procure ajuda médica imediatamente.
Lembre-se de que sangramento que não para é uma emergência médica. Procure ajuda imediata se tiver sangramento que não possa ser controlado pelas técnicas habituais de primeiros socorros, como aplicar pressão na área.
Tratamento
O tratamento para uma baixa contagem de plaquetas depende da causa e gravidade da condição. Quando leve, o tratamento pode ser adiado, simplesmente monitorando a condição.
Algumas medidas podem ser recomendadas para evitar que a condição piore, como evitar atividades com alto risco de sangramento ou hematomas, limitar o consumo de álcool e trocar medicações que afetam as plaquetas.
Quando a baixa contagem de plaquetas for mais grave, o tratamento pode incluir:
- Transfusões de sangue ou plaquetas;
- Cirurgia de remoção do baço.
Cuidados
Se você tem trombocitopenia, observe se há sinais e sintomas de sangramento. Informe imediatamente o seu médico sobre estes sinais e sintomas.
Os sintomas podem aparecer repentinamente ou com o tempo. A trombocitopenia grave pode causar sangramento em quase qualquer parte do corpo. O sangramento pode levar a uma emergência médica e deve ser tratado imediatamente.
Você pode tomar medidas para evitar problemas de saúde associados à trombocitopenia. Fique atento aos medicamentos que está tomando, evite ferimentos e entre em contato com seu médico se tiver febre ou outros sinais ou sintomas de infecção.
Medicação
Evite medicamentos que podem afetar suas plaquetas e aumentar o risco de sangramento. Dois exemplos de tais medicamentos são aspirina e ibuprofeno. Estes medicamentos podem tornar o seu sangue mais fluido. Tenha cuidado ao usar medicamentos sem receita – muitos contêm aspirina ou ibuprofeno.
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo medicamentos de venda livre, vitaminas, suplementos e remédios de ervas.
Lesões
Evite ferimentos que possam causar hematomas e sangramento. Não participe de esportes de contato como boxe, futebol ou caratê. Esses esportes podem causar lesões que podem causar sangramento.
Outros esportes, como esqui ou passeios a cavalo, também colocam você em risco de lesões que podem causar sangramento. Pergunte ao seu médico sobre atividades físicas que são seguras para você.
Tome precauções de segurança, como usar cinto de segurança ao andar de carro e usar luvas ao trabalhar com facas e outras ferramentas.
Se seu filho tem trombocitopenia, tente protegê-lo de ferimentos, especialmente ferimentos na cabeça que podem causar sangramento no cérebro. Pergunte ao médico do seu filho se você precisa restringir as atividades dele.
Infecção
Se você removeu o baço, é mais provável que você adoeça devido a certos tipos de infecção. Observe se há febre ou outros sinais de infecção e informe o seu médico imediatamente. Pessoas que tiveram seus baços removidos podem precisar de vacinas para prevenir certas infecções.
Conte sempre com o seu hematologista de confiança para seguir com o tratamento mais indicado para seu caso.
Mais Informações sobre Plaquetas Baixas no Sangue na Internet:
Publicado em: 19 de nov de 2018 e Atualizado em: 30 de abril de 2021