Taxas de Sobrevivência da Leucemia Mieloide Aguda. A leucemia mieloide aguda, ou LMA, é um tipo de câncer que afeta a medula óssea e o sangue. É chamada de “ aguda ” porque a condição pode progredir rapidamente. O resultado pode ser mortal. No entanto, para muitas pessoas, a LMA é uma doença tratável.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre as taxas de sobrevivência da leucemia mieloide aguda e os fatores que podem influenciá-las.

Taxas de Sobrevivência da Leucemia Mieloide Aguda

Taxas de Sobrevivência da Leucemia Mieloide Aguda

Os avanços nos tratamentos contra o câncer e a compreensão dos médicos sobre a doença significam que mais e mais pessoas sobrevivem à doença a cada ano.

A maioria das pessoas com LMA recebe tratamentos de quimioterapia. Esses medicamentos matam rapidamente as células em divisão, como as células cancerígenas. A quimioterapia pode levar à remissão, o que significa que uma pessoa não apresenta sintomas da doença e suas contagens de células sanguíneas estão dentro da faixa normal.

Algumas pessoas que entram em remissão permanecem em remissão. Ainda assim, para muitos, a LMA pode retornar ao longo do tempo.

Fatores que Influenciam a Taxa de Sobrevivência

A perspectiva e o prognóstico da leucemia mieloide aguda variam amplamente. Os médicos consideram muitos fatores ao dar um prognóstico a alguém, como a idade da pessoa ou o tipo de LMA.

Grande parte das perspectivas é baseada nos resultados e na análise de:

No entanto, algumas pessoas com prognóstico ruim vivem muito mais anos do que o médico prevê, enquanto outras podem não viver tanto.

Idade

A idade pode ser um fator importante na determinação da resposta ao tratamento da LMA. As taxas de sobrevivência para aqueles com menos de 60 anos são mais promissoras.

Isso pode ser por uma série de razões. Algumas pessoas com mais de 60 anos podem ter condições crônicas ou outros problemas de saúde. Isso pode dificultar que seu corpo lide com os fortes medicamentos quimioterápicos e outros tratamentos contra a leucemia.

Além disso, muitos idosos com LMA não recebem tratamento para a doença, devido à idade avançada e outros problemas de saúde importantes.

Tipo de LMA

Geralmente classificamos os diferentes subtipos de LMA, porque o subtipo afeta a perspectiva e o curso de tratamento. Isso ocorre porque a LMA não acompanha os estágios de outros cânceres com tumores. Os vários tipos podem exigir diferentes formas de tratamento e podem afetar a taxa de sobrevivência potencial.

Resposta ao Tratamento

O tratamento funciona melhor para algumas pessoas do que para outras. Se uma pessoa recebe tratamentos de quimioterapia e seu câncer não volta em 5 anos, ela geralmente é considerada “curada”.

Se o câncer de uma pessoa voltar ou não responder aos tratamentos, o resultado do tratamento não será tão favorável.

Algumas pessoas também não toleram o tratamento e, portanto, não obtêm todos os benefícios se ele for interrompido precocemente ou tiver que ser modificado. O tratamento depende da idade e da saúde geral da pessoa, o que também afeta a sobrevida.

Aspectos Emocionais

Independentemente do prognóstico, um diagnóstico de LMA pode criar emoções de medo, ansiedade e incerteza. Mas um diagnóstico de câncer apresenta a oportunidade para você se aproximar de pessoas que você considera importantes e avaliar como você pode viver uma vida que gosta.

Aqui estão algumas recomendações para cuidar da sua saúde emocional durante o diagnóstico e o tratamento:

  • É importante que você entenda sua condição. Se houver algo que você não tenha certeza em relação ao seu diagnóstico, tratamento ou prognóstico, pergunte ao seu médico.
  • Encontre organizações que fornecem suporte ou serviços de apoio. Grupos de apoio e associações são uma excelente maneira de conhecer pessoas que estão passando por emoções semelhantes às suas. Ver os sucessos e a mentalidade dos outros pode ajudá-lo a saber que não está sozinho.
  • Muitos amigos e familiares vão querer ajudar. Deixe-os participar das consultas, sessões de tratamento ou simplesmente ouvir suas preocupações. Abrir-se para os outros pode ajudá-lo a manter um estado de espírito positivo.
  • Encontre maneiras agradáveis ​​de aliviar o estresse. Existem muitas saídas potenciais para você aliviar o estresse e a preocupação em sua vida. Praticar meditação ou manter um diário são alguns exemplos. Encontrar atividades que você goste pode fazer maravilhas para sua mente e espírito.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe informação: