Trombose é o termo utilizado para descrever a formação de um coágulo sanguíneo dentro do vaso, que pode bloquear ou reduzir o fluxo de sangue. Embora a coagulação seja uma função normalmente corporal, se a produção de coágulos ocorre de maneira excessiva ou onde estes não são necessários, pode se tornar um problema.

Com a leitura deste artigo, compreenda melhor o processo de coagulação sanguínea, quanto ele se torna patológico e saiba mais sobre os diferentes tipos de trombose.

Trombose

Compreendendo a Coagulação Sanguínea

Mais de 150 anos atrás, o patologista alemão Rudolph Virchow postulou que a formação e propagação de trombos resultam de anormalidades em três áreas principais:

• O fluxo sanguíneo;
  • A parede do vaso;
  • Os componentes do sangue.

Estes três fatores são conhecidos como a tríade de Virchow.

O processo de coagulação que leva à homeostase envolve um conjunto complexo de reações envolvendo aproximadamente 30 proteínas diferentes. Estas reações convertem o fibrinogênio, uma proteína solúvel, em filamentos insolúveis de fibrina que, junto com as plaquetas, formam um trombo estável.

Os coágulos sanguíneos são massas semi-sólidas de sangue. Normalmente, o sangue flui livremente através das veias e artérias. Alguma coagulação sanguínea é necessária e normal, no sentido de ajudar a conter o sangramento se houver alguma lesão. No entanto, quando ocorre excesso de coagulação, pode haver complicações graves.

Quando um coágulo sanguíneo se forma, ele pode:

• Manter-se no local onde se formou (chamado de trombose) e bloquear o fluxo sanguíneo;
  • Se soltar (chamado de embolia) e viajar para várias partes do corpo.

Tipos de Coágulos

Existem dois tipos diferentes de coágulos:

• Coágulos arteriais – se formam nas artérias. Uma vez que se formam, causam sintomas imediatamente. Como esse tipo de coágulo impede que o oxigênio atinja órgãos vitais, pode causar várias complicações, como AVC isquêmico, ataque cardíaco, paralisia e dor intensa.
  • Coágulos venosos – se formam nas veias, geralmente de forma lenta ao longo de um período de tempo. Os sintomas de coágulos venosos se tornam visíveis mais gradualmente.

Tipos de Trombose

As Tromboses Venosas

Uma trombose venosa é classificada como um trombo (coágulo de sangue) que se formou em uma veia. Veias são os vasos sanguíneos que (geralmente) levam o sangue de volta para o coração. O sangue pode fluir mais lentamente nas veias do que nas artérias, e isso pode aumentar a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos nesses vasos. No entanto, outros fatores também aumentam as chances de uma pessoa sofrer de uma trombose venosa.

• Trombose da Veia Superficial – Uma veia superficial é uma veia que está próxima da superfície do corpo.
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) – Ocorre dentro das veias profundas, que correm mais longe da superfície da pele. Mais sangue é transportado através dos sistemas de veias profundas do que através das veias superficiais. A maioria das tromboses de veias profundas ocorre dentro nas pernas, embora possam ocorrer em qualquer parte do sistema venoso profundo.
    • Sinais de uma TVP incluem vermelhidão, inchaço e calor na área afetada. Um exame de ultrassonografia é normalmente necessário para ajudar a fornecer um diagnóstico definitivo. Indivíduos que são considerados em maior risco de desenvolver este tipo de trombose são aconselhados a mover-se com frequência para promover um melhor fluxo sanguíneo na área. Aqueles que não podem se exercitar podem receber uma meia de compressão graduada ou colocar uma medicação anticoagulante como a varfarina ou a heparina.
  • Trombose Venosa Renal (TVR) – Ocorre nas veias que drenam o sangue dos rins e reduzem a capacidade dos rins de limpar e filtrar o sangue. Isso pode aumentar o risco de que outros coágulos se desenvolvam. Deve ser tratada assim que for descoberta, para ajudar a manter a função renal estável.
    • Um grande número de fatores pode contribuir para casos de trombose venosa renal, incluindo síndrome nefrótica, câncer, transplante de rim e trauma contuso na região lombar ou no abdome. Algumas destas condições significam que o doente é susceptível de sofrer múltiplos episódios de trombose ao longo da sua vida. A condição é raramente tratada com cirurgia hoje em dia, a menos que os tratamentos alternativos não sejam bem sucedidos. A cirurgia para remover coágulos das veias renais é muito invasiva e pode causar sérias complicações. Pacientes com TVR crônica podem necessitar de tratamento com anticoagulantes permanentemente.

Trombose Arterial

A trombose arterial é muito menos comum que a trombose venosa, embora represente riscos semelhantes. As artérias são responsáveis ​​por levar sangue e oxigênio do coração para diferentes partes do corpo. O sangue está normalmente sujeito a uma pressão mais alta quando está viajando nas artérias e pode estar se movendo mais rapidamente. Portanto, é menos provável que coagule nas artérias.

Considerando que as tromboses venosas normalmente levam a inchaço e congestão de fluidos em uma área, a trombose arterial pode reduzir o suprimento de sangue e oxigênio neste local, podendo levar a necrose do tecido. Uma trombose ou embolia na artéria coronária, por exemplo, pode causar um ataque cardíaco. Se o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido, o paciente pode sofrer um AVC isquêmico.

Tratamento para os Diferentes Tipos de Trombose

Os coágulos sanguíneos podem causar sintomas que imitam outras doenças ou condições. Assim, o paciente pode necessitar de exames adicionais para descartar outras patologias. O acompanhamento médico é fundamental para prevenir as complicações decorrentes deste distúrbio de coagulação sanguínea.

Existem três objetivos principais no tratamento da trombose:

• Evitar que os coágulos aumentem de tamanho;
  • Evitar que um coágulo se solte e chegue aos pulmões;
  • Reduzir as chances de outra trombose.

Para isso, podem ser utilizados:

• Meias de compressão;
  • Medicamentos anticoagulantes;
  • Medicamentos trombolíticos (​​apenas para pessoas com coágulos sanguíneos graves, como em um AVC isquêmico);
  • Filtro de veia cava.

Conte com a experiência do seu médico hematologista de confiança para conduzir o tratamento da sua condição.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 21 de mar de 2019 e Atualizado em: 02 de julho de 2021