Anemia Após a Cirurgia Bariátrica. A deficiência de ferro é uma consequência comum da cirurgia bariátrica e frequentemente leva à anemia. As principais complicações a médio e longo prazo deste procedimento cirúrgico incluem deficiência de ferro e anemia ferropriva, que pode ocorrer em até 50% dos casos e prejudicar significativamente a qualidade de vida do paciente.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a cirurgia bariátrica, as complicações nutricionais que ela pode ocasionar e como visitar um médico hematologista pode ser importante para evitar que isso aconteça.

Anemia Após a Cirurgia Bariátrica

Em que Consiste a Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica refere-se a um procedimento cirúrgico que permite a perda de peso, reduzindo a capacidade do estômago ou causando má absorção de nutrientes.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

Estudos realizados comparando cirurgia bariátrica com estratégias conservadoras de perda de peso demonstraram que a cirurgia bariátrica foi associada a:

  • Redução no peso;
  • Controle do diabetes;
  • Controle da síndrome metabólica;
  • Melhora na saúde geral relatada pelo paciente.

A cirurgia bariátrica tem sido uma opção terapêutica cada vez mais utilizada para a obesidade grave, que permite que os pacientes obtenham perda de peso sustentada ao longo do tempo e resolução ou melhora na maioria das condições patológicas associadas.

Esta terapêutica é indicada para pacientes com obesidade grave (índice de massa corporal [IMC]>40kg/m ou IMC>35kg/m com doenças associadas), embora nos últimos anos várias sociedades científicas tenham proposto seu uso em pacientes específicos com menores graus de obesidade.

Anemia Após a Cirurgia Bariátrica

Além dos riscos relacionados a qualquer procedimento cirúrgico, as complicações nutricionais, especialmente a deficiência de ferro e a anemia ferropriva, podem ser uma preocupação para o paciente e sua equipe médica.

Na realidade, esta deficiência nutricional já é detectada em uma alta proporção de pacientes obesos antes mesmo da cirurgia bariátrica, devendo ser investigada já nos exames pré-operatórios.

Causas

As causas mais significativas de deficiência de ferro e anemia ferropriva após a cirurgia bariátrica incluem:

  • Diminuição da ingestão devido à intolerância alimentar (especialmente carne vermelha);
  • Diminuição das enzimas digestivas e acidez gástrica, que causa a incapacidade de liberar o ferro dos alimentos e posterior absorção;
  • Diminuição da superfície absortiva (especialmente no duodeno e jejuno proximal);
  • Sangramento no sistema digestivo. Algumas pessoas desenvolvem uma úlcera após a cirurgia bariátrica. A perda crônica de sangue da úlcera pode causar anemia, juntamente com perdas sanguíneas causadas por sangramento perioperatório, menstruação, etc.

A deficiência de ácido fólico e vitamina B 12 também pode existir, associada a vários fatores, como:

  • Redução da ingestão deste nutriente;
  • Má absorção;
  • Diminuição da produção de fator intrínseco, uma glicoproteína produzida pelas células gástricas, importante na absorção de vitamina B12 (fator extrínseco) no trato digestivo.

Prevenção das Complicações Hematológicas na Cirurgia Bariátrica

A avaliação dos candidatos à cirurgia bariátrica inclui a realização de exames laboratoriais, como:

  • Hemograma completo;
  • Exames de coagulação;
  • Bioquímica do sangue (função renal e hepática, perfil lipídico, metabolismo de carboidratos);
  • Dosagem de minerais e micronutrientes (ferro, ácido fólico, vitamina B 12 e vitamina D).

Além desses exames, outros procedimentos diagnósticos podem ser considerados pelo seu médico, com base na condição clínica do paciente e no tipo de cirurgia a ser realizada. Essa avaliação deve ser realizada pelo menos 30 dias antes da cirurgia.

Consultar um médico hematologista antes da realização da cirurgia bariátrica também é uma medida importante para verificar se já existe um quadro de anemia e planejar métodos preventivos após a realização do procedimento.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Cuide das Alterações do seu Sangue.
Marque sua Consulta com Hematologista Hoje!