Depois que alguém é diagnosticado com linfoma de Hodgkin (LH), os médicos tentarão descobrir se ele se espalhou e, em caso afirmativo, até que ponto. Este processo é chamado de Estadiamento do Linfoma de Hodgkin.

O estágio de um câncer descreve a quantidade de câncer existente no corpo. Ajuda a determinar a gravidade da doença e a melhor forma de tratá-la. Também usamos o estágio do câncer quando falamos sobre estatísticas de sobrevivência.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o estadiamento do linfoma de Hodgkin.

Conteúdo do Artigo

Estadiamento do Linfoma de Hodgkin

O LH geralmente começa nos gânglios linfáticos. Se se espalhar, geralmente é para outro conjunto de gânglios linfáticos próximos. Ele também pode crescer para órgãos próximos. Raramente, o LH começa em um órgão que não seja os gânglios linfáticos, como o pulmão.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

O estágio é baseado em:

  • Seu histórico médico;
  • Se você tiver certos sintomas (chamados sintomas B);
  • O exame físico;
  • Biópsias;
  • Testes de imagem, que normalmente incluem radiografia de tórax, tomografia computadorizada de tórax/abdômen/pelve e PET scan;
  • Aspiração e biópsia de medula óssea (às vezes, mas nem sempre realizadas).

Em geral, os resultados dos exames de imagem como PET e tomografia computadorizada são os mais importantes na determinação do estágio do linfoma.

Classificação de Lugano

Um sistema de estadiamento é uma forma de a equipe de tratamento do câncer resumir a extensão da propagação do câncer. O sistema de estadiamento utilizado para o linfoma de Hodgkin é a classificação de Lugano, que se baseia no antigo sistema de Ann Arbor. Possui 4 estágios, denominados I, II, III e IV.

Para LH em estágio limitado (I ou II) que afeta um órgão fora do sistema linfático, a letra E é adicionada ao estágio (por exemplo, estágio IE ou IIE).

Estágio I

Qualquer um dos seguintes significa que o LH está no estágio I:

  • Encontrado em apenas uma área de linfonodo ou órgão linfóide, como o timo (I);
  • O câncer é encontrado apenas em 1 parte de 1 órgão fora do sistema linfático (IE).

Estágio II

Qualquer um dos seguintes significa que o LH está no estágio II:

  • Encontrado em 2 ou mais áreas de linfonodos no mesmo lado (acima ou abaixo) do diafragma, que é o músculo fino abaixo dos pulmões que separa o tórax e o abdômen (II);
  • O câncer se estende localmente de uma área de linfonodo até um órgão próximo (IIE).

Estágio III

Qualquer um dos seguintes significa que o LH está no estágio III:

  • Encontrado em áreas de linfonodos em ambos os lados (acima e abaixo) do diafragma (III);
  • Está nos gânglios linfáticos acima do diafragma e no baço.

Estágio IV

  • Se espalhou amplamente para pelo menos um órgão fora do sistema linfático, como fígado, medula óssea ou pulmões.

Outros Modificadores

Outros modificadores também podem ser usados ​​para descrever o estágio do linfoma de Hodgkin:

Doença Volumosa

Este termo é usado para descrever tumores no tórax que têm pelo menos ⅓ da largura do tórax ou tumores em outras áreas que têm pelo menos 10 centímetros de diâmetro. Geralmente é rotulado adicionando a letra X ao estágio. É especialmente importante para linfomas em estágio II, porque doenças volumosas podem exigir tratamento mais intensivo.

A versus B

Cada etapa também pode receber uma letra (A ou B). B é adicionado (estágio IIIB, por exemplo) se uma pessoa apresentar algum dos sintomas B:

  • Perda de mais de 10% do peso corporal nos últimos 6 meses (sem dieta);
  • Febre inexplicável de pelo menos 38°C;
  • Suores noturnos.

Se uma pessoa apresentar algum sintoma B, geralmente significa que o linfoma está mais avançado e geralmente é recomendado um tratamento mais intensivo. Se não houver sintomas B, a letra A é adicionada ao estágio.

Resistente ou Recorrente

O LH resistente ou recorrente não faz parte do sistema formal de estadiamento, mas médicos ou enfermeiros podem usar esses termos para descrever o que está acontecendo com o linfoma em alguns casos.

Os termos doença resistente ou progressiva são usados ​​quando o linfoma não desaparece ou progride (cresce) enquanto você está sendo tratado.

Doença recorrente ou recidivante significa que o LH desapareceu com o tratamento, mas agora voltou. Se o linfoma retornar, pode estar no mesmo local onde começou ou em outra parte do corpo. Isso pode acontecer logo após o tratamento ou anos depois.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.