Hematomas na Leucemia. Se você notar que hematomas surgem facilmente ou aparecem onde você não teve uma lesão, isso pode ser um sinal de baixa contagem de plaquetas, possivelmente no contexto de leucemia.
Entender mais sobre hematomas de leucemia e outros sintomas comuns também pode ajudar você a entender mais sobre o processo da doença, o que procurar e quando consultar seu médico.
Conteúdo do Artigo
Compreendendo os Hematomas
Hematomas ocorrem quando o sangue se acumula sob a pele depois que os delicados vasos que circulam o sangue são danificados ou rompidos. Qualquer trauma que seja forte o suficiente para romper os vasos sanguíneos, mas não o suficiente para romper a pele pode resultar em hematomas.
Às vezes, os hematomas são causados por um desequilíbrio no sistema de sangramento/coagulação do corpo devido a muitas ou poucas plaquetas na corrente sanguínea. As plaquetas, como os glóbulos vermelhos e brancos, são formadas na medula óssea e são importantes para fazer o sangue coagular.
Um hematoma é tipicamente plano e parecerá avermelhado ou azulado no início — vermelho se o sangue for oxigenado e vier dos pulmões, azul se estiver transportando dióxido de carbono de volta aos pulmões para ser exalado — mas mudará de cor para amarelo, marrom ou roxo conforme essas células morrem e são absorvidas de volta pelo corpo.
Relação entre Câncer e Hematomas
As células cancerígenas que circulam no sangue podem desequilibrar a relação sangramento/coagulação, causando hematomas excessivos ou outros problemas de sangramento.
No caso da leucemia, os hematomas estão diretamente relacionados à contagem de plaquetas. Pacientes com leucemia podem ter hematomas facilmente, porque suas contagens de plaquetas são baixas. Essas são as células que ajudam a coagular o sangue quando há sangramento excessivo, e quando elas estão baixas, podemos sangrar sob a pele – o que é um hematoma.
A baixa contagem de plaquetas resulta de um aumento nas células leucêmicas, que “afastam” as plaquetas. Quando as células leucêmicas estão crescendo na medula óssea, elas fazem com que as outras células, como as plaquetas, tenham uma produção reduzida.
Características dos Hematomas na Leucemia
Os hematomas de leucemia têm várias características distintivas que os diferenciam dos hematomas normais, incluindo:
- Localização: Os hematomas podem aparecer em lugares onde normalmente não haveria hematomas, como costas, peito ou rosto;
- Número: Você pode ter muitos hematomas ao mesmo tempo, surgindo sem motivo aparente;
- Duração: hematomas que demoram mais de duas semanas para cicatrizar devem ser motivo de preocupação.
O tamanho dos hematomas específicos da leucemia também deve ser uma consideração. Eles podem ser “pontos vermelhos” muito pequenos, semelhantes a alfinetes, chamados petéquias, ou podem ser muito grandes e roxos.
Os hematomas de leucemia também continuam se formando e se espalhando.
Outros Sintomas que Merecem Atenção
Hematomas são um sinal externo de sangramento interno resultante de baixos níveis de plaquetas. Mas em relação à coagulação sanguínea, também é importante prestar atenção a sintomas adicionais como:
- Sangramentos nasais frequentes;
- Sangramento nas gengivas;
- Sangramento nas fezes;
- Perda de sangue mais intensa do que o normal devido a ferimentos ou períodos menstruais.
O monitoramento da contagem de plaquetas, por meio de exames de sangue e outros procedimentos, é vital para o controle da leucemia.
Para pacientes com leucemia, o plano de tratamento geralmente resulta em múltiplas terapias, mas pode incluir transfusões de sangue, uma esplenectomia (remoção do baço) ou medicamentos esteroides, dependendo das necessidades do paciente para melhoria da contagem de plaquetas.
Procure atendimento médico quando hematomas continuarem se formando em novos lugares do seu corpo ou quando hematomas estiverem associados a sangramento, petéquias, fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso ou glândulas inchadas. Seu médico hematologista pode determinar se há um problema com a baixa contagem de plaquetas e elaborar um plano de tratamento adequado.